ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Surtos em serviços de saúde são tema de workshop da FVS-RCP

24/08/2021 15:56:24

Com o objetivo de capacitar profissionais das comissões de controle de infecção hospitalar a identificar e aplicar medidas de contenção de surtos nos ambientes de saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza nesta terça (24/08) e na quarta-feira (25/08), um workshop temático de Surtos em Serviços de Saúde. O evento acontece no auditório da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), das 9h às 17h. 

Os principais tópicos debatidos na palestra foram a identificação e controle de surtos nos serviços de saúde. O evento foi coordenado pela Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss/FVS-RCP). 

A diretora técnica da FVS-RCP, Tatyana Amorim, salienta que é primordial que este tipo de capacitação seja realizada para fortalecer a vigilância nos serviços de saúde. “Com os profissionais devidamente capacitados para enfrentar possíveis surtos nos ambientes hospitalares, temos mais chances de evitar problemas nos sistemas de saúde, tanto no âmbito público, quanto no particular”, destaca Tatyana. 

Segundo a coordenadora do Ceciss/FVS-RCP, Evelyn César, a intenção é que os participantes finalizem o curso com a capacidade de identificar surtos e agir em tempo oportuno. “Durante a palestra explicaremos os conceitos de surtos, pseudossurtos, o que são microrganismos multirresistentes e como eles podem influenciar nas infecções hospitalares, além de planos de ação para contenção de surtos e casos práticos, como um exercício de identificação”, explica Evelyn.

Controle – Para a consultora do Ceciss/FVS-RCP e primeira palestrante do evento, Vivian Pereira, epidemias e pandemias podem ser evitadas a partir do controle de infecções nos serviços de saúde. “É importante realizar o controle desde os primeiros casos, para evitar que tome maiores proporções, como epidemias. Tudo começa com um pequeno surto”, pontua Vivian. 

Ainda de acordo com Vivian, outra ação necessária é sensibilizar a importância de cada paciente. “As ações no meio da saúde impactam em vida ou morte, portanto os profissionais de saúde devem ter essa empatia pelos pacientes, afinal eles são amados por alguém. Trabalhar na saúde é contribuir na luta pela vida e todos os profissionais da saúde exercem um papel importante no controle das infecções”, reforça Vivian. 

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado que inclui atuar em parceria as Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIHs), oferecendo suporte técnico e educativo, visando a prevenção e o controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAs) no estado do Amazonas, realizado pela Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

 

FOTOS: Kássio Moraes/FVS-RCP