ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



SES-AM realiza treinamento de profissionais do interior sobre sistemas de informação do DataSUS

24/08/2021 12:56:21

A Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (SES-AM), por meio da Secretaria Adjunta de Políticas em Saúde (Seaps), iniciou, nesta terça-feira (24/08), o treinamento de profissionais da tecnologia da informação de 28 municípios do interior sobre os Sistemas de Informação do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS). O treinamento está sendo realizado na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), até sexta-feira (27/08).

O Departamento de Regulação, Controle e Avaliação (Decav) da SES-AM está dando o suporte para esse treinamento. A secretária adjunta de Políticas em Saúde, Nayara Maksoud, informou que esta iniciativa faz parte do Programa Saúde Amazonas, com a meta de melhorar o faturamento das unidades, pois é por meio do sistema de informação que se avalia a capacidade de atendimento.

“O nosso secretário, Dr. Anoar Samad, pediu todo o empenho para que os profissionais possam ser qualificados no sistema de informação e nós iniciamos por 28 municípios. Eles estão aqui para que a gente possa estar tirando todas as dúvidas para que as unidades de saúde do interior também estejam com a informação de qualidade, completa, e que isso possa fazer com que o planejamento do estado seja cada vez mais assertivo. É pelo sistema de informação que a gente conhece qual é a produção, qual é a capacidade instalada de um município”, explicou Nayara.

A chefe do Decav, Lyana Portela, disse que os profissionais serão orientados sobre como preencher os sistemas do DataSUS em relação aos atendimentos ambulatoriais e hospitalares. Ela ainda informa que esses treinamentos serão mensais, atendendo a demanda da capital e do interior.

“O Decav fazia de acordo com a demanda, o município pedia e ele ia lá na cidade fazer o treinamento. Agora vamos fazer treinamentos mensais, colocando o calendário à disposição para quem tiver interesse, não só no interior, mas como na capital também”, disse Lyana.

Participantes – No total, são aguardados 60 profissionais participando do treinamento desta semana dos municípios de: Alvarães, Amaturá, Anori, Apuí, Atalaia do Norte, Caapiranga, Canutama, Careiro da Várzea, Codajás, Envira, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Japurá, Manicoré, Maraã, Nhamundá, Pauini, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tapauá, Tefé e Tonantins.

Sistemas – O treinamento vai abordar o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde que compreende o cadastro dos Estabelecimentos de Saúde nos aspectos de Área Física, Recursos Humanos, Equipamentos e Serviços Ambulatoriais e Hospitalares. O Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), Sistema de Informação Hospitalar (SIH), e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS), entre outros.

Além de aplicativos de captação de dados dos atendimentos ambulatoriais como Apac, BPA e Raas; Sistema de Informação Hospitalar Descentralizado (SIHD)  que visa garantir maior autonomia ao gestor local no processamento das informações relativas a internações hospitalares, captadas no SIH, desde o cadastramento até o pagamento das Autorizações de Internação Hospitalares (AIH) em cada competência.


FOTOS: Geraldo Farias/SES-AM