ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Amazonas registra 23 pacientes internados com Covid-19 nos 61 municípios do interior, nesta sexta-feira (20/8)

20/08/2021 16:53:15

Indicadores mostram redução de casos, hospitalizações e óbitos provocados pela doença

 

O Estado do Amazonas tem registrado 23 pacientes internados com Covi-19, nos 61 municípios do interior, nesta sexta-feira (20/08), segundo informou o secretário executivo de Assistência do Interior da SES-AM, Cássio Espírito Santo. Os indicadores mostram ainda uma continuidade na redução de casos da doença, além de queda em números de hospitalizações e de óbitos. 

Segundo Cássio Espírito Santo, o interior do Amazonas apresenta taxas extremamente favoráveis. A letalidade da doença, de acordo com ele, é de 1,9% em municípios do interior, dado abaixo da média nacional, que é de 2,8%, evidenciando um cenário de estabilidade.

“Estamos sem nenhum pedido de UTI aérea, nenhum desses pacientes está grave, nenhum foi solicitado remoção para Manaus. Estamos com leitos clínicos de Covid 97% vazios disponíveis para atender pacientes, e dos leitos de UCI a gente está 98% vazios, também disponíveis para atender pacientes”, afirmou Cássio. 

“É um trabalho conjunto de vacinação, das equipes dos municípios, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde, e apoio do Governo Federal enviando nossos imunizantes”, completou o secretário. 

Nesta sexta-feira (20/08), o estado recebeu mais 100.540 doses de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. E neste sábado (21/08), o Governo do Estado realiza mais uma edição do Vacina Amazonas, desta vez no município de Iranduba (distantes 27 quilômetros de Manaus). 

Indicadores - Os indicadores relacionados à assistência em saúde e vigilância da Covid-19 no Amazonas seguem em queda, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Os comparativos entre julho e agosto, apresentados nesta sexta-feira (20/08), mostram reduções em número de casos, hospitalizações e óbitos.

Conforme números monitorados pela SES-AM, um recorte realizado do dia 1º ao dia 17 de julho e 1º e 17 de agosto revela uma queda de 39,87% em números de casos. Enquanto em julho foram 8.793 casos, agosto apresentou 5.287 casos de Covid-19. 

Em hospitalizações, a queda na porcentagem foi de 50,78%, saindo de 382 pessoas internadas de 1º a 17 de julho para 188 do dia 1º a 17 de agosto. A taxa de ocupação de leitos clínicos segue estável, com 29% ocupados, enquanto UTIs é de 40%. O número de mortes diminuiu de 69 para 54, o equivalente a -21,73%, conforme a SES-AM. 

De acordo com os dados da FVS-RCP, a média móvel de casos de Covid-19 diagnosticados no Amazonas caiu nos últimos 14 dias. A redução foi de 38%, caindo de 403 para 250. A média móvel de mortes também diminuiu 39%, de 6,4 para 3,9 nos últimos 14 dias. 

Transparência - O Amazonas passou a ocupar o terceiro lugar no Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19) da Open Knowledge Brasil (OKBR), organização que avalia o desempenho dos estados na divulgação de informações e dados sobre a pandemia do novo coronavírus. 

No Boletim da OKBR divulgado nesta quinta-feira (19/08), o Amazonas obteve destaque ao elevar a pontuação de 72 para 91 pontos, alcançando o nível classificado como alto e chegando ao terceiro lugar, atrás apenas do Espírito Santo e de Minas Gerais.

A avaliação é feita com base em informações disponíveis nos sites oficiais e nas redes sociais dos estados e secretarias de Saúde, além da divulgação de releases distribuídos à imprensa. O levantamento completo e os boletins anteriores podem ser acessados no site www.transparenciacovid19.ok.org.br.

 

FOTOS: Lucas Silva / Secom