ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Agosto Dourado: SES-AM discute importância do aleitamento materno em sessão especial na Aleam

16/08/2021 13:56:52

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) participou de sessão especial na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta segunda-feira (16/08), para discutir a importância do aleitamento materno, em alusão ao mês do Agosto Dourado.

De acordo com a secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde (Seaps), Nayara Maksoud, que representou a SES-AM, a rede estadual de saúde está avançando na assistência às mães sobre a importância do aleitamento materno e também no auxílio a quem não pode amamentar.

“A rede estadual de saúde precisa e vem avançando muito dentro deste tema. Nós temos três bancos de leite e estamos avançando para o quarto até dezembro de 2021. Temos 24 postos de coleta e agora vamos avançar para interior do estado também: Tefé, Tabatinga e Parintins. Temos as nossas maternidades que são credenciadas como Hospital Amigo da Criança, o interior do estado também vai passar a contar com essa iniciativa”, destacou Nayara.

A secretária titular da Seaps informou que a SES-AM também está atuando no credenciamento de algumas unidades de saúde do interior para adoção dos 10 passos para o Aleitamento Materno, dando todo suporte para as mães na amamentação.

“Nós precisamos trabalhar desde o momento do acesso ao pré-natal para que mulheres que queiram amamentar tenham a oportunidade de contar com profissionais da saúde, com orientação, para um plano terapêutico dentro da rotina dessa mulher, que ela possa ter condições de fazer o que ela tem vontade que é o aleitamento exclusivo para seus filhos”, disse.

Nayara Maksoud ainda agradeceu à deputada Joana Darc pela iniciativa de propor a discussão em sessão na Casa Legislativa, uma vez que abordar o aleitamento materno fora dos muros da saúde amplia e fortalece o tema.

A parlamentar ressaltou que a atual gestão do Governo do Amazonas vem avançando na assistência à saúde no interior e que é bom ver a abertura de postos de coleta de leite e ampliação dos serviços. Joana Darc ainda indicou que irá trabalhar para auxiliar a SES-AM no avanço das ações voltadas ao aleitamento materno no interior e até direcionando recursos de emenda parlamentar para essas iniciativas.


FOTOS: Chamel Flores/Aleam e Hudson Fonseca/Aleam