ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Profissional do coração: Amazonas investe na formação de médicos cardiologistas

14/08/2021 16:57:39

Neste sábado (14/08) é comemorado o dia do profissional cardiologista

Para atender e acompanhar pacientes portadores de doenças cardiovasculares, a rede pública investe em novos equipamentos, medicamentos e principalmente na formação de novos profissionais especialistas. No Amazonas, o Hospital Francisca Mendes, que está sob a gerência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) desde junho de 2020, tem papel fundamental na formação de novos médicos cardiologistas que irão reforçar o quadro de especialistas que atenderão a população.

“O Francisca Mendes, como o hospital de referência em cardiologia que é, tem o papel que é preponderante na formação de novos cardiologistas. Então a sociedade amazonense deve muito ao hospital, porque colocou em atuação vários e excelentes médicos que foram formados cardiologistas no Hospital Universitário”, contou o diretor do Hospital Francisca Mendes, Marcus Grangeiro.

O diretor, que é cardiologista com especialização em hemodinâmica e cardiologia intervencionista, atuando há 16 anos no Hospital Francisca Mendes, explica que é uma área ampla com diversas subespecializações.

“Há áreas de atuação como a de ritmologia, ecocardiografia, métodos gráficos e também há subáreas por conta de tão detalhada que a cardiologia é, por isso existem os especialistas e os super especialistas. Cada especialidade dessas são mais dois anos de estudos pelo menos”, esclareceu Grangeiro.

Em março desse ano, iniciou-se na unidade o programa de residência em cirurgia cardiovascular. Os programas de residência na unidade abrangem a teoria e a prática, possibilitando a atuação dos residentes dentro e fora do hospital, em urgência de prontos-socorros, por exemplo.

Data comemorativa – No dia 14 de agosto é comemorado o dia do cardiologista, profissional que atua promovendo a saúde do sistema cardiovascular. Para comemorar o dia do especialista na área, a data de 14 de agosto foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2007, em referência a mesma data no ano de 1943, quando foi fundada a instituição. 


Fotos: Rodrigo Santos/SES-AM e Divulgação

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): Roseane Mota (92 99126-7364).