ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



SES-AM encerra I Capacita APS e atinge meta de aproximar gestão dos municípios do interior

13/08/2021 20:18:31

O I Capacita APS do Amazonas, encontro promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para a capacitação e fortalecimento da Atenção Básica nos municípios, encerrou na tarde desta sexta-feira (13/08). Desde o início da semana, os coordenadores de atenção primária de 61 municípios do Amazonas, incluindo a capital Manaus, participaram do evento, tendo como objetivo alinhar propostas de melhorias na rede de atenção primária. 

 

Para a chefe do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (DABE) da SES-AM e coordenadora da comissão organizadora do evento, Viviana Almeida, o principal objetivo de se aproximar mais dos municípios foi cumprido. 

 

"É necessário alinhar as propostas de trabalho para as novas gestões, tanto estadual como municipais, conhecer as principais dificuldades deles relacionadas à atenção básica, para traçarmos e discutirmos juntos propostas de como trabalhar nossas principais dificuldades, entre elas as relacionadas a distância e a dificuldade de acesso, entre tantas outras, o que foi possível durante essa semana de evento", disse a chefe do Dabe.

 

Políticas de Equidade - Durante a semana, foram discutidas políticas de promoção de equidade em saúde, Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) e População em situação de rua; Saúde Prisional e Saúde Mental; entre outros assuntos abordados, que necessitam de um olhar especial da atenção primária. 

 

A coordenadora estadual de saúde LGBTQIA+, Vivian Maragoni, enfatiza que essas políticas vêm para garantir acesso a pessoas que têm mais dificuldades de chegar às unidades de saúde; e devem ser levadas a todos os municípios do estado.

 

"Discutir esses assuntos é muito importante, porque não tem como negar que essas pessoas têm uma dificuldade maior de chegar a unidade de saúde. E com as políticas de equidade, elas vêm justamente reconhecendo essa dificuldade. A partir desse reconhecimento é possível estabelecer metas, estratégias, planos de trabalho para que a gente consiga de fato fazer com que a atenção e saúde chegue a todas essas pessoas," avaliou Vivian. 

 

Próximos Passos - Com o final da semana de capacitação, a expectativa é que os coordenadores da atenção primária possam retornar para os seus municípios e aplicar o conhecimento para fortalecer a saúde com suas equipes. Como conta Francielle Santiago, coordenadora do município de Humaitá (a 590 quilômetros da capital Manaus).

 

"Essa capacitação mostrou que a APS vai além, e nós temos muitos programas que, de fato, não estão implantados. Mas estou voltando com uma bagagem de conhecimento muito cheia e com muita vontade de pôr em prática o que aprendemos, referente aos programas, às pactuações, recursos e sistemas", relatou a coordenadora. 

 

De acordo com Viviana Almeida, a proposta após o evento é recomeçar a realizar visitas aos municípios do estado, a partir do mês de setembro, para auxiliá-los em suas capacitações com as equipes municipais, alinhado com os coordenadores de atenção básica, treinados durante a semana, e com os Secretários Municipais de Saúde. 

 

"Este é um trabalho de educação permanente e contínua. E seu objetivo final é qualificar e melhorar obviamente a atenção primária à saúde, que é oferecida aos cidadãos. Então, pensando em alavancar os nossos indicadores de saúde, ajudando os municípios a captar recursos para trabalhar essas políticas, orientando os municípios a aderir aos programas oferecidos pelo Ministério da Saúde, sabemos que quem ganha é a população, assim como o profissional de saúde, as prefeituras e o Estado, pois assim poderemos promover uma saúde de qualidade para todos", disse Viviana.

 

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

 

Informações para a Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): Roseane Mota (92 99126-7364).