ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



FVS-RCP capacita com nova estratégia para dar agilidade ao setor de controle de infecção hospitalar

13/08/2021 16:16:51

A Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviço de Saúde da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (Ceciss/FVS-RCP) realiza, nesta sexta-feira (13/08), um treinamento para aprimorar e trazer agilidade aos controladores de infecção em serviços de saúde, para a identificação e notificação de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), dentro da rede de saúde pública em Manaus.

A capacitação reuniu todas as comissões de controle de infecção hospitalar de unidades de internação em Manaus, na sede da FVS-RCP, em Manaus. “A nova estratégia de monitoramento busca dar agilidade e transparência nas notificações de controle de infecção hospitalar, visando a prevenção”, afirmou a diretora-técnica da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

De acordo com a coordenadora da Ceciss/FVS-RCP, Evelyn César, o novo sistema de monitoramento também possibilitará a identificação, de forma ainda mais ágil, de riscos de surtos que possam acontecer nas unidades de Assistência em Saúde em Manaus. “Essa intervenção em tempo hábil é importantíssima para controlar situações que envolvem ocorrências com bactérias multirresistentes, vírus ou outros microrganismos dentro do serviço de saúde”, apontou Evelyn.

Para a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Maternidade Ana Braga, Caroline da Silva Sales, a nova metodologia de notificação representa um ganho para o controle de infecções dentro dos hospitais. “Vamos conseguir traçar um plano de ação ágil, de forma que seja realizado manejo e intervenção adequados mais rapidamente. Eu vejo essa metodologia como um marco do controle de infecções do estado do Amazonas”, disse.

Controle de infecções - A Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviço de Saúde da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (Ceciss/FVS-RCP) atua na sociedade em parceria as Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIHs), oferecendo suporte técnico e educativo, visando a prevenção e o controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAs) no Estado do Amazonas.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO: Catarina Sampaio/FVS-RCP