FCecon capacita profissionais de educação e saúde sobre o programa Saber Saúde

13/08/2021 15:32:38

Profissionais de educação e saúde dos 62 municípios do Amazonas passaram por treinamento, nesta quinta (12/08) e sexta-feira (13/08), para atuar pelo programa Saber Saúde de Prevenção do Tabagismo e de Outros Fatores de Risco de Doenças Crônicas. A capacitação foi promovida pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A capacitação ocorreu de forma on-line e híbrida, com transmissão pelo Centro de Mídias da Secretaria Estadual de Educação e Desporto, e faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), desenvolvido sob a coordenação do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde e de Educação. No Amazonas, as ações são articuladas pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo, que funciona no Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC/FCecon).

Conforme o coordenador estadual do Programa de Controle do Tabagismo, cardiologista Aristóteles Alencar, o programa Saber Saúde (PSS) se destina a sensibilizar estudantes amazonenses por meio de informações sobre prevenção do câncer. “Assim, a capacitação visa formar os professores, que irão inserir no conteúdo escolar informações sobre uso de álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e sexo sem proteção”, explicou.

Capacitação – Segundo Aristóteles Alencar, o treinamento foi dividido em dois momentos. Na quinta-feira, a capacitação foi voltada para os gestores da área de saúde e educação da capital, quando foi tratado sobre o Programa Saúde na Escola (PSE), o câncer e seus fatores de risco, a importância de ambientes livres da fumaça do tabaco, dentre outros.

A segunda etapa, disse o médico cardiologista, ocorreu na sexta-feira com a participação dos profissionais de educação e saúde do interior do Amazonas, que assistiram a vídeos e palestras sobre o uso de mídias eletrônicas e digitais na promoção da saúde e prevenção do tabagismo.

Saúde escolar – A coordenadora do Saúde Escolar, responsável pelo PSE/Seduc, Vera Lucy Hitotuzi, pontuou que o Amazonas conta atualmente com mais 2.639 escolas pactuadas e atendendo mais de 454 mil alunos na capital e interior. Segundo a professora, o PSE tem impactado positivamente, pois oferece a educação de forma integral para a melhoria da saúde dos educandos.

“O cenário atual, causado pela Covid-19, impactou nas ofertas educacionais presenciais e demandou adoção de ofertas educacionais remotas ou híbridas. Os professores participaram de formação on-line e realizaram atividades com os alunos de forma remota. Assim, a capacitação reforça nossas ações no âmbito do PSE, pois oportuniza um treinamento sobre temas relevantes à saúde dos educandos e comunidades em geral”, destacou Hitotuzi.

PSE – O programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

FOTO: Stanny Saraiva/Secretaria Municipal de Saúde de Nova Olinda do Norte