Equipes da SES-AM reforçam vacinação do público de 12 a 17 anos no Sambódromo

12/08/2021 17:19:09

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) vai apoiar a Prefeitura de Manaus na vacinação do público de 12 a 17 anos contra a Covid-19. Nesta sexta-feira (13/08) e sábado (14/08), a partir das 9h, a SES-AM atuará no posto do Sambódromo com cerca de 100 profissionais. A ação vai permitir a abertura de mais 10 pontos no local e a intensificação da imunização.

O posto de vacinação do Sambódromo funciona desde o início da campanha na capital, sendo referência no atendimento pelo sistema drive-thru e também de pedestres. O posto é coordenado pela Fundação de Vigilância em Saúde Dr.ª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com a prefeitura de Manaus.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, médico Anoar Samad, o trabalho integrado visa aumentar a cobertura vacinal no menor espaço de tempo possível. “Esperamos um grande público, então vamos reforçar a nossa equipe da FVS, que já atua lá, para poder atender com rapidez”, disse o secretário.

A chefe do Departamento de Urgência e Emergência da SES-AM, Bruna Machado, informa que é importante que os pais e responsáveis por esses adolescentes estejam cientes que a vacinação desta sexta-feira é para os adolescentes com comorbidades e que no sábado (14/08) será aberta para os sem comorbidades.

A profissional esclarece ainda sobre a documentação necessária para se vacinar. “É importante levar documento de identidade, comprovante de residência e o laudo que comprove a comorbidade desse menor e, no sábado, vamos atender o público de 12 a 17 sem comorbidades”, orientou Bruna.

Além do início da vacinação dos adolescentes, o posto do Sambódromo vai continuar atendendo o público adulto, com aplicação da primeira e segunda dose, principalmente os profissionais da educação, que estão com intensificação da vacinação até o dia 18 deste mês.

A vacinação nesta sexta-feira será realizada em mais 43 pontos espalhados pela capital, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

Interior – Nesta sexta-feira (13/08), o secretário Anoar Samad, acompanhará, em Iranduba,  o início da vacinação  no interior para o público de 12 a 17 anos  com comorbidades.  O município será o primeiro, depois de Manaus a vacinar esse público. A ação será realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

A partir de segunda-feira (16/08), a FVS-RCP iniciará a distribuição de vacina para adolescentes com comorbidades para todos os municípios. Os municípios de Parintins, Benjamin Constant, Itapiranga, São Gabriel da Cachoeira, Santo Antônio do Içá, Jutaí, Iranduba, Tefé, Barreirinha, Silves e Japurá receberão doses também para a faixa de 12 a 17 anos sem comorbidades, porém de forma escalonada.

FOTO: Lucas Silva/Secom e Herick Pereira/Secom