“Esse é um sonho de muito tempo”, diz secretário de Saúde sobre o novo Hospital do Sangue

10/08/2021 16:51:35

O secretário de Estado de Saúde do Amazonas, médico Anoar Samad, acompanhou, nesta terça-feira (10/08), ao lado do governador Wilson Lima, o andamento das obras do Hospital do Sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). O hospital está sendo construído pelo Governo do Amazonas em área contígua ao atual prédio do Hemoam, no Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

Em meio à pandemia de Covid-19, a obra caminha em ritmo acelerado, com previsão de inauguração da primeira etapa ainda neste segundo semestre. “É um sonho de muito tempo, de todos os servidores do Hemoam e de toda a população em ter, finalmente, o Hospital do Sangue”, disse o secretário, ao lembrar que a obra chegou a ser paralisada por dois anos e ganhou impulso na gestão Wilson Lima, após o governo injetar recursos da contrapartida estadual.

Segundo o secretário, com o novo hospital, o número de leitos saltará dos atuais 26, no Hemoam, para 157 leitos no Hospital do Sangue. A capacidade de atendimento será ampliada em 300%. “Vamos dar um ‘upgrade’, um avanço enorme tanto na hemoterapia, quanto na hemato-oncologia, na hematopediatria. Sem dúvida, para o nosso país é um avanço tremendo. Isso é imenso. É um orgulho muito grande poder participar disso tudo”, declarou o médico, que recentemente completou 30 dias à frente da secretaria.

Na visita, o governador Wilson Lima anunciou a abertura do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de 710 profissionais para o hospital.

A obra - A construção do novo Hospital do Hemoam tem investimentos de R$ 60.973.633,17, com recursos estaduais e federais. A obra foi paralisada em 2017 e retomada em janeiro de 2019.

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM