ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



FCecon realiza acolhida e orientação a novos profissionais de enfermagem

10/08/2021 15:22:53

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), por meio do Serviço de Educação Permanente do departamento de Enfermagem, realizou, na manhã desta terça-feira (10/08), o primeiro encontro de acolhimento aos novos profissionais de enfermagem que chegaram recentemente à unidade, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O objetivo do encontro foi dar orientações sobre a enfermagem e as especificidades da Oncologia. 

A coordenadora de Enfermagem da FCecon, enfermeira oncologista Shirley Monteiro, ressaltou a importância da acolhida para que o profissional se sinta melhor no ambiente de trabalho e mais à vontade para desenvolver suas técnicas. 

“Com a acolhida, esperamos ter um resultado da assistência aos pacientes melhorada. Neste encontro, pudemos repassar orientações sobre habilidades técnicas de enfermagem, tomadas de decisões, comunicação verbal e não verbal, além da legislação da área”, disse Monteiro.

Equipe – Ao todo, 13 enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem se apresentaram à Fundação a partir da última semana de julho. Todos eles já haviam atuado no Hospital Delphina Aziz e no Hospital de Combate à Covid-19 Nilton Lins. Os profissionais são contratados pela Secretaria de Estado de Saúde.

Novas reuniões – Os profissionais que não puderam comparecer ao acolhimento desta terça-feira passarão pelo próximo encontro conforme a escala de cada grupo. As reuniões serão realizadas em diversas oportunidades para garantir que todos participem e recebam orientações específicas em Oncologia.

“É importante acolher os novos colegas que vêm para completar o quadro de profissionais de enfermagem, para que possam entender as especificidades da Oncologia, e como forma de garantir a manutenção da qualidade da assistência”, afirma a enfermeira oncologista Ana Elis Guimarães, que atua na Educação Permanente em Enfermagem da FCecon.

O serviço de Educação Permanente também está realizando uma série de treinamentos em enfermagem, com diferentes datas e horários, para garantir a participação do maior número possível de profissionais da FCecon. As ações são realizadas em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Departamento de Ensino e Pesquisa.

 

FOTO: Jadson Souza/FCecon