ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Dia Nacional da Saúde: Unidades da SES-AM intensificam ações para a promoção da saúde

05/08/2021 19:03:00

O dia 5 de agosto é celebrado como o Dia Nacional da Saúde, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e a ter um estilo de vida mais saudável. E em alusão à data, as unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizaram ações e atividades com o foco nos servidores e usuários sobre a importância dos cuidados com a saúde.

 

O SPA Joventina Dias realizou a programação que incluiu palestras sobre alimentação saudável, higiene do sono e qualidade de vida, além de atividades com terapias integrativas como auriculoterapia, yoga funcional e reiki, e massoterapia. A ação foi organizada pelo Núcleo Educação permanente em saúde e Humanização no Estado do Amazonas (NEPSHUs) SPA Joventina Dias. O coordenador do NEPSHUs, o enfermeiro Bruno Sarkis, enfatizou a importância da programação.

 

“O intuito do evento é, com algumas técnicas ou até mesmo alternativas, proporcionarmos o bem-estar mental, físico e até mesmo social. Como o trabalho é como se fosse a segunda casa do servidor, devemos pensar que o bem-estar deve estar presente também nesse lugar”, disse o enfermeiro.

 

O Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto e outras unidades, como o Centros de Atenção Integrada à Criança (Caics) Dr. Moura Tapajóz, Gilson Moreira, José Contente e Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) André Araújo, também ofertaram ações de massoterapia, fisioterapia, testagem de covid e lanche saudável. 

 

O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Zona Sul realizou, entre as suas atividades, uma palestra para a importância e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). “O intuito da ação foi levar esclarecimento para que a população seja informada sobre os benefícios, como funciona o programa e sobre como ele é importante tanto para usuários quanto para os próprios servidores. O Brasil é o único país com mais de duzentos milhões de habitantes que oferece o serviço gratuito, por isso precisamos entender e o preservar”, explicou a diretora da unidade, Aládia Jimenez.

 

Ainda na unidade, em parceria com alunos do Centro Universitário Fametro, o NEPSHUS Zona Sul promoveu uma palestra em combate à Malária.       

 

Testagem e Exames – As ações do Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste/Joãozinho (HPSCZL), incluíram a oferta de exames de papanicolau para as servidoras que atuam na unidade e no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio Pereira Machado, além das acompanhantes de pacientes internados.

 

No SPA Enf. Eliameme Rodrigues Mady foram realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C para todos os servidores da unidade. As ações devem continuar durante os próximos dias.

 

Aleitamento Materno – Dando continuidade à programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno e em alusão ao dia 5 de agosto, a Maternidade Alvorada realizou as palestras “Posição e pega correta para o sucesso do aleitamento materno” e sobre “Os malefícios do uso de bicos, chupetas e mamadeiras para o sucesso do aleitamento materno” para as gestantes, puérperas e parturientes presentes na unidade. Além do momento de diversão e informação em uma dinâmica de músicas e paródia sobre o aleitamento materno, ministrada pela enfermeira Ana Paula Andrade.

 

FOTOS: Marcos Vinícius Araújo/SES-AM