SES-AM promove atividades para valorização do servidor em alusão ao Dia Nacional da Saúde

05/08/2021 16:22:20

A Secretaria de Estado Saúde do Amazonas (SES-AM) abriu, nesta quinta-feira (05/08), a programação com ações voltadas aos servidores em alusão ao Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, com o tema “Saúde Começa em Mim”. As atividades seguem até sexta-feira (06/08).

O secretário de estado de saúde do Amazonas, médico Anoar Samad, realizou a abertura do evento no auditório da sede da SES-AM.

“Temos que nos cuidar, fazendo exames preventivos, não fumando, diminuindo ingestão de bebida alcoólica e controlando a alimentação. Infelizmente, nem todo mundo se preocupa tanto com sua saúde, mas é importante que, ao falarmos em ‘Saúde Começa em Mim’, isso seja fundamental para o bem-estar, promoção da sua saúde entre seu corpo e mente”, disse Dr. Anoar Samad.

A secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud, comentou que o evento é uma das missões da gestão, pois trata de cuidar de quem muito cuida da população.

“Muitas vezes isso fica adormecido, porque a gente acaba se doando muito e não tendo um autocuidado, mas trabalhar mente e corpo, deixar tudo muito equilibrado para que a gente possa prestar uma assistência mais integral é uma necessidade nossa e esse tema do nosso Dia Nacional de Saúde traz essa reflexão para a nossa secretaria”, destacou.

Valorização – Segundo a gerente de Humanização da SES-AM, Ana Karla Pimenta, o evento abre um espaço para a reflexão sobre a saúde dos profissionais como um todo. Ela também ressalta que atividades como essas são importantes para valorizar os serviços prestados por esses servidores à população em geral.

“O objetivo do evento é refletir sobre processo de saúde e doença, principalmente nesse período pandêmico, e colocar a saúde em pauta, refletindo sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), a importância dos profissionais da saúde e o cuidado com a população. O evento traz uma perspectiva mais ampla da saúde, não só da doença, saúde e prevenção”, disse.

Programação – Evento na sede da SES-AM conta com serviços de saúde e bem-estar como: auriculoterapia, escalda-pés, aromoterapia, aula de yoga, alongamento, aferição de pressão, glicemia e orientações nutricionais.

Os servidores também vão contar com apoio psicológico da “Blitz Acorda, Maninho”, palestras, mostra de experiências exitosas como o “SUS que dá Certo” e “Roda de Conversa sobre Medicina Indígena”.

A programação também terá apresentações musicais ao longo dos dois dias em parceria com o projeto “O Artista Visita”, que é realizado pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com os Corpos Artísticos do Estado.

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM