ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Centro Estadual de Saúde do Trabalhador oferece capacitação sobre notificação de agravos relativos ao trabalho

29/07/2021 16:50:19

O Centro Estadual de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (Cerest/FVS-RCP), realizou nesta quinta-feira (29/07), uma capacitação virtual para técnicos da saúde com intuito de aprimorar a identificação de possíveis agravos relacionados ao ambiente de trabalho.

De janeiro a julho de 2021, o Amazonas registrou 725 casos e de acidentes e doenças associadas ao trabalho, no mesmo período do ano anterior 609 casos foram notificados, o que representa um aumento de 19%.

As principais pautas abordadas durante a apresentação foram: conceitos de saúde do trabalhador; principais doenças e acidentes relacionados ao trabalho e como identificá-las. Ao total, 290 técnicos em saúde participaram da capacitação de forma remota.

Para o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, é essencial intensificar as notificações oportunas de agravos relacionados à saúde dos habitantes, para deste modo, entender o real cenário epidemiológico e assim avaliar a dimensão do problema no estado. “Com a classificação exata, saberemos também como agir, para evitar futuros casos”, explica Cristiano.

A coordenadora do Cerest/FVS-RCP, Cinthia Santos, conta que o curso foi desenvolvido para que os profissionais, que atuam com atendimento de saúde, saibam reconhecer ao se deparar com um agravo causado no local de trabalho. “Além de saber identificar se um acidente ou doença tem relação com o trabalho, é esperado que o técnico aprenda, também, como realizar uma notificação ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan)”, destaca Cinthia.

Registros – Os tipos de agravos de saúde com relação ao ambiente profissional mais notificados entre janeiro a julho de 2021, foram: Acidentes de trânsito com exposição a material biológico (442), acidentes graves e fatais com crianças e adolescentes (256); Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), com 15 registros; e intoxicação exógena (12).

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção a doenças como as desencadeadas e/ou agravadas no ambiente de trabalho, por meio do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest/FVS-RCP).

A FVS-RCP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO: Divulgação/FVS-RCP