Policlínica Gilberto Mestrinho realiza ações em comemoração ao Dia D de luta contra as Hepatites Virais

28/07/2021 16:25:57

A Policlínica Gilberto Mestrinho realizou, nesta quarta-feira (28/07), a programação do Dia D de Luta contra as Hepatites Virais em alusão ao Julho Amarelo. O engenheiro agrônomo, Sérgio Marçal, aproveitou a ação para fazer testagem.

“Eu tenho 58 anos e nunca tinha feito o exame, acho de extrema importância a realização desse tipo de campanha para a comunidade, principalmente, porque muitas pessoas não fazem ideia se estão infectadas ou não, graças ao exame posso saber se estou com a saúde em dia”, afirmou o engenheiro agrônomo.

Até as 11 horas, cerca de 150 pessoas já haviam recebido atendimento para testes e vacinas, a campanha segue atendendo o público em geral até as 16 horas. As vacinas e testes podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outras unidades médicas, sem a necessidade de encaminhamento.

O enfermeiro do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gilberto Mestrinho, Tenente Thomaz Costa, reforçou a importância da testagem e do aconselhamento.

“É de suma importância entendermos o histórico do paciente, às vezes, por desconhecer os cuidados, o paciente pode acabar sendo acometido por uma infecção e não saber como tratar ou fazer ideia do seu quadro viral. Na triagem explicamos sobre todos os cuidados e, em casos de testes reagentes, podemos encaminhar o paciente da melhor forma”, disse.

Durante a campanha, muitos pacientes foram informados sobre o teste e as vacinas disponíveis, podendo fazer o exame na mesma hora junto com a vacinação.

Na ação, foram disponibilizados, por livre demanda, 200 testes de hepatite B e C, 200 doses da vacina contra a Hepatite B e 200 doses contra a Influenza H1N1.

FOTO: Geraldo Farias/SES-AM