ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Vacina Amazonas: Vasco Vasques lidera, pela segunda vez consecutiva, como o posto que mais vacinou no mutirão

24/07/2021 13:02:43

O Centro de Convenções Vasco Vasques - Segunda Etapa foi o posto do terceiro mutirão da campanha Vacina Amazonas, em Manaus, com o maior número de pessoas a partir de 18 anos vacinadas contra a Covid-19. No intervalo de 30 horas de mutirão, 14.686 doses foram aplicadas no local, na quarta e quinta-feira (21 e 22/07). No segundo mutirão na capital, realizado nos dias 29 e 30 de junho, o Vasco Vasques registrou a vacinação de 11.318 pessoas, em 24 horas.

Uma das coordenadoras da ação de vacinação no local, a secretária adjunta de Políticas de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, destacou que a segunda etapa do Vasco Vasques se mostrou um ponto estratégico para a vacinação de pedestres.

“O ponto estratégico de vacinação utilizado na última edição, em Manaus, acolheu mais de 14 mil pessoas em um espaço confortável, mostrando o potencial da sua localização, capacidade instalada e o acolhimento feito pelas equipes do Governo do Amazonas a cada usuário, que procurou a unidade para se vacinar em todas as suas edições”, afirmou Maksoud.

Segundo a secretária, a estrutura nova atendeu todas as necessidades das equipes de vacinação. Na ação, foram utilizados o primeiro andar e o subsolo da segunda etapa do Vasco Vasques, com capacidade para acolher mais de duas mil pessoas sentadas, sem aglomeração. O local abrigou um posto exclusivo para vacinação de gestantes e puérperas.

“O espaço possibilitou a montagem de 30 pontos de vacinação e em média 400 profissionais do Governo do Amazonas atuaram em dois dias. O que demonstrou ser um ótimo referencial para um ponto de vacinação para pedestre. E que mostra a capacidade de estrutura que tem o Governo do Estado em realizar edições como o Vacina Amazonas”, ressaltou a coordenadora.

O Sambódromo de Manaus foi o segundo lugar com mais imunizados no terceiro mutirão, 13.491 no total. Na Arena da Amazônia, o número final de pessoas vacinadas no sistema drive-thru foi de 8.489.

Balanço - O terceiro mutirão ultrapassou a marca de 74 mil doses contra a Covid-19 aplicadas em Manaus. Para a ação foram montados 90 postos de vacinação no complexo da Arena, Sambódromo e a segunda etapa do Vasco Vasques, utilizada pela primeira vez na campanha, com funcionamento das 9h até a meia-noite.

A primeira edição do mutirão imunizou 141 mil pessoas em Manaus, nos dias 11 e 12 de junho. Na segunda mobilização, realizada na capital, durante 24 horas, 58.534 doses foram aplicadas nos dias 29 e 30 de junho. As próximas ações da campanha Vacina Amazonas serão realizadas neste sábado (24/07), simultaneamente, nos municípios de Caapiranga e Beruri, totalizando 17 edições.


FOTOS: Tácio Melo/SECOM

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): Roseane Mota (99126-7364).