ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Julho Amarelo: SES-AM realiza live em alusão ao mês de conscientização das hepatites virais

14/07/2021 07:39:50

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, nesta quarta-feira (14/07), às 15h, uma live no Instagram (@saudeam), em alusão ao Julho Amarelo, que visa conscientizar a população sobre os riscos das hepatites virais, alertar sobre as formas de prevenção e incentivar as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B, além de buscarem o diagnóstico precoce e o tratamento.

 

A gastroenterologista da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Arlene Pinto, estará presente durante a transmissão e irá tirar dúvidas sobre formas de tratamento, identificação, sintomas e tratamento das hepatites virais.

 

A médica reforça o convite para a população participar da live e ter mais informações. “Essas doenças têm grande importância aqui no Amazonas, por isso, eu espero de vocês as perguntas, as dúvidas e poder contribuir um pouco falando sobre a conscientização”, disse.

 

Para fazer perguntas, é só enviar os questionamentos sobre o tema nos comentários da publicação durante a transmissão.

 

Julho Amarelo - Instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, a campanha tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

 

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

 

No caso específico das hepatites virais, o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

 

FOTO: Divulgação/SES-AM