SES-AM lança livros do projeto Servidor Autor

12/07/2021 16:19:10

Mais de cem servidores da saúde, de cinco municípios, colaboraram com as obras

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) lançou, nesta segunda-feira (12/07), dois livros com temáticas voltadas para educação permanente e atenção básica em saúde, desenvolvidas pelo projeto Servidor Autor, que faz parte do programa Saúde Amazonas.

As obras contêm textos selecionados de 111 servidores do Sistema Único de Saúde (SUS), que relataram suas experiências, pesquisas teóricas ou empíricas, além de projetos na área da saúde coletiva e de práticas tradicionais do cuidado. As duas obras podem ser acessadas em formato digital no site da editora Rede Unida.

O projeto Servidor Autor estabeleceu parceria com a Associação Brasileira Rede Unida (Rede Unida); o Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA), do Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/Fiocruz Amazônia; e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) para a publicação dos livros.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Educação na Saúde, do Departamento de Gestão de Recursos Humanos (DGRH) da SES-AM, e responsável pelo projeto, Davi Cunha, o lançamento dos livros é a concretização do envolvimento dos servidores.

“É um trabalho coletivo, de muita relevância e que tende a ser permanente, porque o servidor da saúde não é só um técnico experiente e competente, ele é um produtor de conhecimento, ele gera ideias, ele é criativo e genial. Então, só temos a agradecer esse momento especial, porque foi um sonho realizado. Hoje, o sonho está concretizado, ele é palpável inclusive, está acessível não somente fisicamente como digitalmente, e foi um produzido somente porque teve muitos servidores que acreditaram no trabalho”, destacou.

A obra “Atenção Básica num território em movimento: diálogos necessários sobre a política” relata a política de atenção básica como instrumento de inovação no momento da pandemia de Covid-19, classificada como a maior crise sanitária da história do Amazonas.

A saúde dos povos ribeirinhos e os desafios da atenção básica nas regiões de fronteira estão entre os capítulos do livro, que destaca ainda, as práticas tradicionais de saúde entre indígenas Kokama, antes e durante a pandemia da Covid-19.

Já o livro “Inovações no cotidiano da saúde na Amazônia: encontros do trabalho com a educação permanente e a humanização”, conta com a organização dos servidores Katty Anne Nunes, responsável pela biblioteca da SES-AM; psicólogo do Hospital Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, André Braule e de Davi Cunha.

O livro contém 15 capítulos escritos por servidores de diversos setores e unidades de saúde do estado, que são exemplos de inovação e criatividade no atendimento em saúde.

O secretário executivo de Controle Interno da SES-AM, Silvio Romano, é um dos autores que tiveram suas experiências relatadas no livro. O projeto Roda Gigante, desenvolvido durante sua gestão como diretor do HPS João Lúcio, atua na implantação da Política Nacional de Humanização na unidade, com uma roda de conversa entre a direção do hospital e os acompanhantes de pacientes.

“O Roda Gigante é um projeto simples, mas extremamente importante e impactante na vida do usuário, que pode ser aplicado em outras unidades de saúde, pela facilidade que ele apresenta, inclusive esse projeto está concorrendo ao Prêmio Innovare 2021, que esse ano tem como tema a defesa da igualdade e da diversidade”, lembrou o secretário.

FOTO: Roberto Carlos/Secom