Servidores destacam a união de esforços para acelerar a vacinação contra Covid-19 no interior do Amazonas

10/07/2021 16:36:51

Mais de mil servidores, do Estado e das prefeituras municipais, estão participando dos mutirões nos cinco municípios

Servidores do Governo do Amazonas que estão atuando nos cinco mutirões de vacinação contra a covid-19, neste sábado (10/07), ressaltam a união de forças para acelerar a imunização no Estado. Nesta edição do Vacina Amazonas, a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) assumiram a coordenação da ação em São Sebastião do Uatumã e Itapiranga, respectivamente, enquanto a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está à frente dos mutirões em Iranduba, Itacoatiara e Urucará.

“É uma integração de todas as secretarias nesta grande ação de vacina para todo o Estado. Estamos em cinco municípios, cada secretaria está em um município dando todo esse apoio. Somos um governo integrado com todas as secretarias e essa grande ação de vacinação não poderia ser diferente. É o momento de estarmos unidos para vacinar o maior número de pessoas possível”, enfatizou a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, acrescentado que 12 colaboradores da agência estão em São Sebastião do Uatumã, reforçando as equipes no posto de vacinação para pedestre e drive-thru.

Nos 16 pontos de vacinação distribuídos pelas cinco cidades, os servidores estão atuando na organização dos postos, na aplicação da vacina, no registro, na triagem, no apoio e também são responsáveis por indicar o caminho para veículos no drive-thru terrestre e fluvial e balizadores.

Unindo todos os profissionais de saúde envolvidos, entre equipes da SES-AM, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e das unidades de saúde do estado, a ação de imunização tem o reforço de 100 servidores da área atuando nos cinco municípios que estão recebendo a intensificação da vacinação.

“Amazonas é campeão em vacina e nós não queremos perder o ranking. Em cada município temos uma equipe da secretaria de saúde, da Fundação de Vigilância em Saúde e outras secretarias como Seinfra. Estamos desenvolvendo o mesmo trabalho, com o mesmo entusiasmo e a mesma garra. Vamos vacinar, meu povo. Nós temos que sair dessa pandemia. Não podemos ficar parados. Estamos trabalhando, incessantemente, com o apoio do Governo do Amazonas”, destacou a gerente do Médio Amazonas da SES-AM, Jorgete Cunha, que está coordenando o mutirão em Urucará.

Em Itapiranga, 30 servidores da Cosama estão participando do mutirão. “É uma orientação do governador Wilson Lima que a gente faça todo o trabalho de ajuda à saúde nesse mutirão de vacinação. Nosso papel é organizar as filas, distribuir água, tentar melhorar o andamento, principalmente, das pessoas que chegam e orientá-las como proceder. Colaboradores são a força de um governo. Vacinação é salvar vidas”, ressaltou o presidente da Cosama, Armando do Valle.

Vacina Amazonas - Nas primeiras quatro horas do mutirão, 6.199 pessoas receberam a vacinação contra a covid-19 nos municípios de Itacoatiara, Urucará, Itapiranga, Iranduba e São Sebastião do Uatumã. Realizada pelo Governo do Estado, em parceria com as prefeituras municipais, a mobilização ocorre, simultaneamente, nas cinco cidades neste sábado (10/07).

Confira os locais de vacinação por município:

Iranduba

- Praça dos Três Poderes

- UBS Fluvial do Cacau Pirera (drive-thru fluvial)

- Ginásio da Escola Izaías Vasconcelos

- Centro do Idoso

Itacoatiara

Sede do município

- Avenida Parque (drive-thru)

- Escola Municipal Maria Nira Guimarães – Mutirão (pedestre)

- Escola Municipal Jamel Amed – Centro (pedestre)

- Escola Municipal Osmarina Melo - Poranga (pedestre)