Em Iranduba, SES-AM realiza oficina de Educação Permanente e Humanização em Saúde

09/07/2021 18:23:43

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta sexta-feira (09/07), uma oficina de implantação e fortalecimento dos Núcleos de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPSHUs) no município de Iranduba, na Escola Municipal Isaías Vasconcelos. A ação faz parte do Programa Saúde Amazonas.

Os servidores de unidades de saúde do município receberam informações metodológicas sobre as políticas de Educação Permanente e Humanização, além de material para auxiliar na construção do Plano Municipal em Educação Permanente e Humanização. O objetivo é fortalecer os NEPSHUs da região e implantar nas unidades que ainda não tem.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Educação em Saúde da SES-AM, Davi Cunha, o intuito é fazer com que os servidores se sintam contemplados por programas de qualificação e, também, no processo de mudança na dinâmica de trabalho.

Além disso, o gerente destaca a relevância da integração feita entre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e a Política Nacional de Humanização. “Trabalhando em conjunto, nós acreditamos que podemos fazer com que elas executem na prática aquilo que está na diretriz política e assim façam a diferença no dia a dia dos nossos usuários, dos nossos gestores e das pessoas que trabalham na saúde”, ressaltou.

A programação contou com orientação para os participantes sobre a dinâmica da oficina, seguindo com a apresentação das políticas de Educação Permanente e de instrumentos para elaboração do Plano Municipal de Educação em Saúde, atividades de fixação e apresentação dos grupos, vídeos e certificados.

Conforme o secretário municipal de saúde de Iranduba, Ricardo Freitas, a oficina possibilita as diretrizes para formar e capacitar gestores e equipes de saúde.

“A intenção, também, é incluir os usuários do Sistema Único de Saúde para que nós possamos ter, verdadeiramente, um planejamento de Educação Permanente, construído por meio da tríade gestão, trabalhadores da saúde e usuários, seguindo a lógica da Política Nacional de Humanização e atendendo às necessidades da comunidade”, disse.

FOTO: Divulgação/SES-AM