ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Fundação Cecon retoma reuniões do Grupo de Humanização

09/07/2021 09:45:04

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), retomou, na tarde desta quinta-feira (08/07), as reuniões do Grupo de Humanização da unidade. Na pauta, esteve a análise do retorno das visitas hospitalares, que permanecerão suspensas em função dos protocolos e cuidados com a Covid-19.

Representantes dos serviços de Enfermagem, Serviço Social, Ouvidoria, Fisioterapia, do Serviço de Atendimento Médico e Estatístico (Same), Capelania Hospitalar, Psicologia, Serviço de Pronto-Atendimento e Direção Técnica participaram da reunião.

Segundo a chefe da Gerência de Enfermagem da FCecon, enfermeira oncologista Shirley Fragoso, a retomada das reuniões do Grupo de Humanização é importante para tratar de temas ligados aos pacientes da unidade.

“Achamos importante compartilhar assuntos com os diversos setores envolvidos e mostrar a importância do Grupo de Humanização na tomada de decisões. Buscamos, também, discutir os temas levando em conta a segurança do paciente e do servidor”, afirma Shirley Fragoso.

Pautas – Um dos temas abordados foi a possibilidade de retorno das visitas hospitalares nas enfermarias, suspensas desde março de 2020 em função dos protocolos de prevenção e combate à Covid-19. As visitas permanecerão suspensas, após avaliação do Grupo de Humanização.

O grupo vai analisar, caso a caso, situações que envolvem pacientes em finitude de vida e aqueles em longa permanência na unidade. Serão estudadas visitas agendadas, seguindo todos os protocolos de higiene das mãos e uso de máscara.

As visitas religiosas, que também estão suspensas desde o início da pandemia de Covid-19, foram abordadas durante a reunião. Até o momento, as mesmas seguem suspensas nas dependências da FCecon, que possui um serviço de Capelania Hospitalar.

Próximas etapas – O grupo continuará os debates ao longo dos próximos meses, tratando de temas de interesse dos pacientes e servidores, tendo como base a Política Nacional de Humanização (PNH).

FOTO: Laís Pompeu/FCecon