ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Evento da FVS fortalece pesquisa científica sobre Vigilância em Saúde na Amazônia

02/07/2021 15:47:07

Treze linhas de pesquisa foram apresentadas


Com o intuito de fortalecer a pesquisa científica, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realizou, na manhã desta sexta-feira (02/07), um evento para apresentar e discutir as linhas de pesquisa do grupo de pesquisa Vigilância em Saúde na Amazônia, coordenado pelo Núcleo e Ensino e Pesquisa da instituição.

O evento, intitulado “Linhas do Grupo de Pesquisa da FVS-AM no Diretório do CNPq: Vigilância em Saúde na Amazônia”, contou com a participação de pesquisadores que integram o grupo de pesquisa e da diretoria executiva da FVS-AM.

A iniciativa foi realizada de forma presencial e contou com os protocolos de prevenção à Covid-19, como distanciamento social, higiene das mãos e uso de máscara de proteção respiratória. Todos os participantes do evento foram vacinados contra a Covid-19.

Linhas de pesquisa – Foram apresentados 13 linhas de pesquisa durante o evento, com variados temas relacionados à Vigilância em Saúde, destacando aspectos desse contexto na região Amazônica, como “Análise de risco e Vigilância em alimentos e água”; ‘Direito Sanitário”; “Doenças imunopreveníveis; “Vigilância de doenças e agravos não transmissíveis” e “Vigilância, ecoepidemiologia e controle de doenças endêmicas”.

De acordo com a diretora técnica da FVS-AM, Tatyana Amorim, o evento enfatiza o papel da FVS no estímulo à pesquisa científica na região amazônica. "A pesquisa representa grande importância para a nossa região, portanto é uma prioridade institucional valorizar nossos pesquisadores e seus estudos”, afirma Tatyana.

De acordo com a chefe do Núcleo de Ensino e Pesquisa da FVS-AM (NEP/FVS-AM), Leila Alencar, o evento fortalece o desenvolvimento das políticas institucionais de pesquisa, discutindo o impacto da pesquisa para a Vigilância em Saúde.

“Durante o evento, apresentamos e discutimos a integração e o fortalecimento das políticas de pesquisa institucional e de ensino, que é muito importante dentro da FVS”, explicou Leila.

Referência – A FVS-AM é a primeira fundação pública estadual do país a reunir as vigilâncias epidemiológica, ambiental, sanitária e laboratorial. O órgão funciona, para atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.


FOTOS: Kássio Moraes/FVS-AM