Comissão de Ética de Enfermagem é homologada no Complexo Hospitalar Zona Norte

30/06/2021 17:26:31

Na tarde de segunda-feira (28/06), foi realizada a Homologação da Comissão de Ética de Enfermagem do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), a cerimônia foi realizada no auditório do Hospital Delphina Aziz, unidade de saúde que faz parte do Complexo.

As Comissões de Ética de Enfermagem representam os Conselhos Regionais de Enfermagem nas instituições onde existe o Serviço de Enfermagem, e atua com funções educativas, consultiva, de conciliação, orientação e vigilância do exercício ético e disciplinar dos profissionais.

No evento de homologação estavam presentes o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas, Sandro André; a coordenadora de Comissão de Ética do Coren-AM, Rosineide Moreira; a corregedora do Coren-AM, Suelen Oliveira;   o gerente de Operações e Manutenção da OZN Health, concessionária responsável pela gestão dos serviços não assistenciais do Hospital Delphina Aziz, Leonardo Marques; além da diretoria do CHZN, diretor Técnico, Dr. Leandro Moura, diretor de Logística e Infraestrutura, Francisco Mingrone, diretora Assistencial, Cinthia Rodrigues e o diretor Executivo do Complexo Hospitalar Zona Norte, Dr. José Luiz Gasparini.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), Sandro André, foi responsável em dar posse aos cinco membros da Comissão, a quantidade de membros da comissão varia conforme a quantidades de técnicos e enfermeiros que atuam nas instituições.

De acordo com o presidente do Coren-AM, a Comissão de Ética é muito importante, pois é um instrumento que zela pela instrução e educação dos profissionais de enfermagem.

“Eu parabenizo aos profissionais do Delphina Aziz, por essa conquista importante, que é a Comissão de Ética. A Comissão é um braço do Conselho de Enfermagem na Instituição, que zela pela educação e instrução das nossas prerrogativas legais, então para nós é um momento de grande alegria, por ver a seriedade que a gestão tem conduzido as coisas importantes da saúde do nosso Estado”, destacou.

A presidente da Comissão, enfermeira Dulce Ventura, disse que a Comissão irá trabalhar em caráter educativo visando trabalhar junto a equipe de enfermagem, garantindo a segurança da equipe e principalmente dos pacientes.

“A Comissão tem dois papéis importantes dentro da instituição, é trabalhar junto com a equipe de enfermagem, garantir a segurança da equipe e juntos iremos trabalhar para fazer valer o Código de Ética e assim desenvolver o nosso trabalho com segurança e qualidade para os nossos pacientes”, declarou a presidente.

Para a diretora Assistencial do CHZN, Cinthia Rodrigues, a Comissão representa a continuidade de um bom trabalho educativo evitando e minimizando as falhas do processo assistencial. “A Comissão de Ética dá assertividade nos nossos processos assistenciais, segurança e ética da parte daquilo que a gente oferece aos nossos pacientes, e também para a equipe. Quando é colocada em analise alguma questão, é analisado dentro do Código de Ética, onde a equipe faz essa avaliação e isso torna para responsável técnico um apoio gigantesco e, com base nessa análise, são tomadas decisões mais assertivas”.

O diretor executivo do Complexo, José Luiz Gasparini, exaltou a importância do corpo de enfermagem e da comissão dentro de uma instituição de saúde. “ A Comissão tem uma importância muito grande para todos nós, a área assistencial, o corpo de enfermagem, é um coração para um hospital. É muito satisfatório continuar nosso trabalho respaldado na ética, seriedade e compromisso com nossos pacientes”.

Empossados:

> Enfermeira Dulcemar Ventura- Presidente da Comissão