Vacina Amazonas: voluntários relatam emoção de participar do viradão

30/06/2021 09:00:14

Seja pela primeira vez ou não, voluntários contribuem para agilizar a vacinação contra a Covid-19

Servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) que estão atuando no segundo mutirão “Vacina Amazonas”,  em Manaus, contam a experiência de participar da ação nos três postos de vacinação do Governo do Estado. A mobilização para imunizar pessoas a partir de 28 anos segue até às 18h desta quarta-feira (30/06).

“Para mim é motivo de muita alegria poder, pela segunda vez, participar desse segundo viradão, em poder estar levando para as pessoas a esperança, através da vacina”, relatou a enfermeira e servidora da SES-AM Graciete Oliveira.

De acordo com a secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud, a cada ação de vacinação mais voluntários participam. “Todos os servidores da saúde participaram ativamente  de todas as etapas do enfrentamento à Covid, vacinar é um ato de amor. Então isso está no cerne do servidor de saúde”, disse.

A adesão expressiva da população à vacinação impulsionou a participação da enfermeira e servidora da SES-AM Nádia Sobral neste segundo mutirão. Ela falou da emoção das pessoas se vacinando contra a Covid-19.

“Quanto mais a gente puder ter pessoas se voluntariando e trabalhando em prol da vida, melhor ainda. A gente se sente assim, muito grato, primeiro por estar aqui e segundo, por ver a felicidade no olhar das pessoas, por ver as pessoas se emocionando. Porque apesar de muitos de seus familiares não conseguirem chegar a este momento, elas chegaram e agradecem a Deus por esse momento, por esse dia”, resumiu.

Participando pela primeira vez da campanha, a coordenadora do Programa Saúde Amazonas, Raquel Tapajós, destacou a importância do mutirão de imunização para os profissionais e servidores da saúde.

“Esse movimento da vacinação é um movimento muito bonito e importante. Nós, que trabalhamos na área da saúde, queremos ver cada vez mais as pessoas vacinadas, o maior número possível de pessoas vacinadas. Nós queremos pessoas vacinadas e não internadas”, enfatizou a servidora.

A motivação também é compartilhada pelo gerente de maternidades da SES-AM, Edilson Albuquerque, que está participando pela segunda vez.

“É saber que vai ter menos pessoas internadas, menos pessoas doentes, então isso nos move. Porque passamos por um momento difícil. Então estar aqui nessa madrugada faz com que a gente nos motive a cada hora a mais vacinar mais pessoas”, ressaltou.

Vacina Amazonas - Arena da Amazônia, o Sambódromo e o Centro de Convenções Vasco Vasques são os pontos que estão funcionando na madrugada e seguirão recebendo a população até às 18h desta quarta-feira (30/06). Os postos de vacinação da Prefeitura de Manaus funcionarão no horário habitual.

A população que for a um dos pontos de vacinação deve apresentar, obrigatoriamente, documento original com foto, CPF, e comprovante de residência (original e cópia).

FOTOS: Geizyara Brandão/SES-AM