ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Fundação Cecon empossa novos membros da Comissão de Ética de Enfermagem

19/05/2021 13:36:58

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta terça-feira (18/05), a cerimônia de posse dos novos membros da Comissão de Ética de Enfermagem. O evento ocorreu no auditório Dr. João Batista Baldino e contou com a presença de representantes do Conselho de Ética em Enfermagem (Coren-AM), enfermeiros e técnicos de enfermagem da unidade hospitalar.

Durante a cerimônia, a cantora Fátima Silva entoou o Hino Nacional. A presidente da Comissão de Ética de Enfermagem, enfermeira Tâmile Vieira Machado, recebeu das mãos do presidente do Coren-AM, Sandro André Pinto, o certificado de instituição da Comissão e os membros eleitos para o triênio 2021-2023 assinaram o documento de posse.

A Comissão de Ética em Enfermagem da Fundação Cecon foi instituída pela Decisão nº 109/2020 (Coren-AM), sendo um órgão representativo do Conselho junto à instituição de saúde, com funções educativa, consultiva e fiscalizadora do exercício ético profissional da Enfermagem. A Comissão atuará em parceria com a Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Gerência de Enfermagem.

Conforme o diretor técnico da FCecon, médico especialista de cabeça e pescoço Marco Antônio Rocha, a maior parte do quadro técnico do hospital é formado por profissionais da área de Enfermagem. Assim, segundo ele, a Comissão de Ética de Enfermagem vem para suprir a necessidade de orientações ética e educacional da maioria do corpo assistencial.

Assistência – A Comissão vai impactar diretamente na qualidade da assistência prestada aos pacientes oncológicos, destacou Rocha, por exemplo, nas Enfermarias, Ambulatório, Radioterapia e Quimioterapia, ao atuar na resolução de conflitos e orientação educacional. “A cerimônia de posse dos membros da Comissão é um momento importante, pois desejávamos há bastante tempo ter essa representação do Coren-AM dentro do hospital”, frisou.

Comissão – Enfermeira da Fundação Cecon desde 2017, Machado explicou que a Comissão de Ética vem sendo articulada desde 2019 e, neste ano, conseguiram homologar e implantar a representação. Ela disse que foram eleitos sete membros, sendo um presidente e um secretário – privativos do enfermeiro –, três membros efetivos, sendo um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, além de dois suplentes. 

“A Comissão irá ajudar na resolução de conflitos internos e no recebimento de denúncias de infrações éticas ou disciplinares, a fim de tornar a atuação profissional mais efetiva. O objetivo não é punir os profissionais, mas educá-los e orientá-los”, pontuou Machado.

 

FOTOS: Luís Mansueto/FCecon