ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



SES-AM avança na modernização e no controle interno

06/05/2021 17:21:33

A Secretaria Executiva de Controle Interno (Seci) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está adotando novas metodologias de controle interno, com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população e o processo de gestão organizacional. O balanço das ações foi apresentado pela Seci em reunião na sede da SES-AM, nesta quinta-feira (06/05).


O secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, destacou os avanços obtidos com o fortalecimento do controle interno, com a implantação da Seci, inserido nas ações do programa Saúde Amazonas, que visa reestruturar a rede de saúde do Estado.

 

“A Secretaria de Estado de Saúde é gigante e precisa de uma secretaria de controle interno nos moldes que está sendo construída. Nós vamos avançar mais e o controle interno será aprimorado até atingir o ideal. A equipe está de parabéns por tudo que está sendo feito. É um grande avanço e está sendo valorizado", afirmou.


Segundo o titular da Seci, Sílvio Romano, está sendo desenvolvido um planejamento estratégico para secretaria executiva, planos de ação de controle interno e, em paralelo, atuando para servir de elo entre os órgãos de controle externo e interno, como Controladoria Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM) e a SES-AM.

 

“Uma das metodologias é que sempre que identificado pontos para desenvolver ações de melhorias na rede seja transformado em um plano de ação, com a definição do que precisa ser feito, quem vai executar e estabelecendo prazos de maneira que o controle interno possa estar acompanhando, para que a ação saia do papel e torne-se realidade”, explicou Romano.


As ações implementadas visam garantir avanços na transparência e na prestação do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando otimizar os recursos já disponíveis, assegurando eficiência, eficácia e resolutividade na rede estadual, conforme Romano. A Seci reúne quatro departamentos de controle: Ouvidoria, Integridade e Melhoria dos Processos, Núcleo de Economia e Saúde (NES) e Auditoria, que são responsáveis por levantar, analisar e sugerir correções de eventuais falhas encontradas nos serviços e processos da SES-AM.

 

FOTO: Larissa Cavalcante/SES-AM