Notícias

04/07/2023

Delegação do Amazonas marca presença na 17ª Conferência Nacional de Saúde


Representantes do estado discutiram desafios e avanços na área da saúde entre os dias 2 e 5 de julho no CICB, em Brasília.


Delegação amazonense marcou presença na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu entre os dias 2 e 5 de julho, em Brasília. O evento, considerado um dos mais importantes do controle social, reuniu cerca de 5.000 representantes de todo o país, das três esferas governamentais e dos principais segmentos para discutir os desafios e avanços na área da saúde.


Composta por profissionais de saúde, gestores, membros de organizações não governamentais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), teve como objetivo principal defender e aprovar as diretrizes e propostas pactuadas na Etapa Estadual realizada em maio deste ano, além de contribuir com ideias que possam melhorar a saúde no estado, considerando suas particularidades e demandas regionais. Integram também a delegação, a coordenadora da Relatoria Estadual, Dra. Dária Neves, a Coordenadora de Plenária, Joselene Gomes e membros da Secretaria Executiva e Conselheiros do Conselho Estadual de Saúde (CES/AM).


Durante a conferência, a delegação do Amazonas participou de diversas mesas de debate, grupos de trabalho e plenárias, nos quais foram abordados temas como acesso aos serviços de saúde, financiamento, gestão, qualidade e controle social. Além disso, tiveram a oportunidade de compartilhar experiências exitosas desenvolvidas no estado, assim como apresentar desafios enfrentados no contexto amazônico.


Eliana Ribeiro, Assistente Social, representando os trabalhadores da saúde reforça que a participação do Amazonas fortalece a imagem do Estado e o trabalho dos profissionais de saúde do Estado. “Elevamos as discussões a nível nacional. Aqui estamos encontrando trabalhadores de saúde de todo o país. A troca de experiências é fundamental para o processo de melhoria da saúde. O controle social é isso, ele precisa existir, se não houver o controle social, não existe o SUS.


Os principais pontos discutidos pela delegação tratam sobre a garantia de financiamento adequado para atenção básica e especializada em saúde no Amazonas e ressaltam a importância de políticas públicas específicas para atender às necessidades das comunidades indígenas, considerando a diversidade cultural e as peculiaridades geográficas da região amazônica.


A participação ativa dos delegados do Amazonas na 17ª CNS evidencia a importância de se fortalecer o diálogo entre os diversos atores envolvidos no setor da saúde. As discussões e propostas apresentadas contribuirão para a construção de políticas públicas mais efetivas e alinhadas com as necessidades do estado, visando a melhoria da qualidade de vida da população.


Ao final do evento, as diretrizes e propostas aprovadas na 17ª CNS serão incorporadas no Plano Plurianual de 2024 e no Plano Nacional de Saúde. Além de recomendações que poderão embasar a elaboração de planos e programas de saúde locais. A expectativa é que essas contribuições ajudem a impulsionar avanços significativos na área da saúde no Amazonas, promovendo o bem-estar e o acesso universal aos serviços de saúde para toda a população.

Conselho Estadual de Saúde - CES/AM

Av. André Araújo, 701 - Aleixo - CEP: 69.060-000 - Fone: (92) 98416-3252

E-mail: ces@saude.am.gov.br / conselhosaudeamazonas@gmail.com - Expediente: Segunda a Sexta das 8h às 17h

© 2024  - Todos os direitos reservados.