Notícias

12/04/2023

Amazonas realiza 100% das etapas municipais preparatórias para a 9ª Conferência Estadual de Saúde

Nesta semana, o Conselho Estadual de Saúde (CES-AM) registra a realização da última Conferência Municipal de Saúde (IX COMUS - Manaus) alcançando a marca de 100% das Etapas Municipais que antecedem a 9ª Conferência Estadual de Saúde, dessa forma, garante a representação da sociedade e fortalece a participação do controle social para melhorias no SUS.


Nas etapas municipais foram elaboradas e aprovadas propostas e diretrizes que atendem às necessidades de saúde da população local e eleitas, de forma paritária, pessoas delegadas que participarão da Conferência Estadual de Saúde. 


Neste momento, os municípios possuem até o último dia de abril para enviar o relatório final que representa a fase de consolidação das discussões e formaliza a participação do município na etapa estadual.


9ª Conferencia Estadual de Saúde


A Etapa Estadual (9ª CoES) realizada pelo CES-AM em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) será realizada entre os dias 30, 31 de maio e 1º de junho, no Centro de Convenções Vasco Vasques. 


Instituído pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em virtude da referência celebratória aos 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã e do Sistema Único de Saúde, a serem comemorados em 2023, a Conferência tem como tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia”.


Com a realização de 100% das etapas municipais e prevê-se a participação de pelo menos, 724 pessoas delegadas eleitas nas etapas. Na 9ª CoES, serão elaboradas propostas que atendam às necessidades de saúde da população amazonense e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração do Plano Plurianual de Saúde do Estado do Amazonas e seus municípios, (2024-2027), o Plano de Saúde Estadual (2024-2027), e revisão dos Planos Municipais de Saúde, elaborados para os anos de 2022 a 2025.


TEXTO: João Pedro Souza - CES / AM

FOTO: Secretaria Executiva Tapauá / Amazonas


Conselho Estadual de Saúde - CES/AM

Av. André Araújo, 701 - Aleixo - CEP: 69.060-000 - Fone: (92) 98416-3252

E-mail: ces@saude.am.gov.br / conselhosaudeamazonas@gmail.com - Expediente: Segunda a Sexta das 8h às 17h

© 2024  - Todos os direitos reservados.