Notícias

12/04/2023

Conselho Estadual de Saúde dá posse aos novos membros eleitos para o triênio 2022-2024

 Posse de conselheiros fortalece o controle social no sistema público de saúde do Amazonas

 

O Conselho Estadual de Saúde (CES-AM) realizou a cerimônia de posse dos novos membros titulares e suplentes, na manhã desta quarta-feira (12/04), no auditório da sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Os novos membros foram empossados com base no Decreto n° 47.204, para completar o mandato do triênio 2022-2024, com início a partir de 12 de abril de 2023 e término em 31 de dezembro de 2024.

 

A cerimônia contou com a presença do Suplente do Presidente do CES-AM, Jani Kenta, representando o presidente e secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad. Ele destacou a importância do Controle Social no sistema público de saúde, contribuindo para uma administração com excelência em função da saúde da população.

 

“O controle social é fundamental para uma gestão de excelência na saúde pública. Sem a participação do conselho, não há como garantir a presença dos órgãos de controle e dos movimentos sociais na proposição de políticas públicas. Juntos, podemos trabalhar para minimizar os problemas na área da saúde e melhorar o funcionamento do sistema, em parceria com diversos segmentos da sociedade”, disse o secretário.

 

Membros eleitos

 

Os novos conselheiros foram indicados pela gestão e eleitos pelo segmento ‘usuários’. Entre os conselheiros indicados pela gestão estão Neylane Macedo, secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde, e Manuel de Lima, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

 

Já os conselheiros eleitos, são Ana Alessandrine, da União Brasileira de Mulheres; Davi Guimarães Mar, da Associação de Moradores do Petrópolis; Maria Amorim, da Associação Nacional dos Cardiopatas e Hipertensos; Elso Lima, da Associação de Moradores Jardim dos Barés; Lucas Campos, da Arquidiocese de Manaus; Ana Cláudia Martins, da Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA); Raimundo Silva, da Associação de Moradores da Compensa; e Josué Matos, do Instituto de Apoio aos Povos Originários.

 

A recém-empossada conselheira Ana Alessandrine destacou que o trabalho da sociedade, em parceria com o conselho de saúde, é fundamental para o diálogo e o avanço na construção de direitos da saúde para a população.

 

“O conselho é um espaço de diálogo com a Secretaria de Saúde, onde a gente pode discutir e debater formas de melhorar acesso ao sistema de saúde. Agora como conselheira é um momento importante, porque a gente pode trazer as colaborações de quem está na ponta e vê o serviço acontecer, para quem está na gestão e também tomando as decisões”, disse a conselheira.

 

Conselho Estadual de Saúde

 

O CES-AM é um colegiado com participação da sociedade, que tem por finalidade o estabelecimento, o acompanhamento e o controle das políticas de saúde no Estado do Amazonas. Os conselheiros são essenciais na fiscalização e proposição de políticas públicas para minimizar problemas existentes na área da saúde, atuando em parceria com vários segmentos da sociedade para acompanhar e entender melhor o funcionamento do sistema de saúde.


FOTOS: Douglas Santos/ SES-AM


Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): comunicacao@saude.am.gov.br e (92) 98407-1699.

Conselho Estadual de Saúde - CES/AM

Av. André Araújo, 701 - Aleixo - CEP: 69.060-000 - Fone: (92) 98416-3252

E-mail: ces@saude.am.gov.br / conselhosaudeamazonas@gmail.com - Expediente: Segunda a Sexta das 8h às 17h

© 2024  - Todos os direitos reservados.