ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



SES-AM é destaque em Mostra Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

29/11/2021 16:50:41

Dois projetos desenvolvidos por servidores foram selecionados para participar do evento promovido pelo Conass 

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) é destaque na Mostra Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), com dois projetos desenvolvidos por servidores. A apresentação acontece entre os dias 30/11 e 02/12 sendo transmitida pelo canal do Conass no YouTube.

Os trabalhos selecionados da Secretaria também vão integrar um livro produzido pelo Conass em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

O projeto “Servidor Autor: a construção textual como potência para inovação da saúde no enfrentamento da pandemia por covid-19 no território amazônico” foi selecionado entre os três primeiros colocados na Mostra Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, na categoria valorização e humanização do trabalho e dos trabalhadores da saúde no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

A servidora do Departamento de Gestão de Recursos Humanos (DGRH) da SES-AM e uma das autoras do trabalho, Leida Reny Borges, conta sobre a importância da realização de um projeto por mais de 100 servidores de cinco municípios do Amazonas. 

“A secretaria, por meio da nossa gerência, pensou em uma forma de compilar as informações de todo o trabalho que foi feito, mas não só a parte técnica, que a gente sabe que foi um trabalho muito exaustivo para os profissionais da saúde, mas também aquele olhar mais humano porque esses profissionais, num período tão difícil, ao mesmo tempo que eles tinham que doar tudo de si também sofriam com a perda de pacientes e também de seus familiares durante a pandemia”, disse. 

De acordo com Leida, a seleção reconhece o trabalho e esforço realizado pelos profissionais durante os picos da pandemia de covid-19 no estado. O trabalho teve a co-autoria das servidoras Katty Nunes e Nádia Macedo.

A SES-AM também estará representada na Mostra Nacional, pelo projeto “Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) Unificado: uma estratégia de acolhimento e humanização em tempos de covid-19”, de autoria das servidoras Ana Karla Pimenta, Fabiana Gurgel e Maria das Graças Cardoso, da Secretaria Adjunta de Políticas em Saúde (SEAPS).

A gerente de Humanização da SES-AM, Ana Karla, conta sobre o desenvolvimento e aplicação da política de humanização nos três prontos-socorros adultos da capital amazonense no período de pico da pandemia de covid-19.

“Foi em meio a esse cenário, com muita resistência e muita vontade de que Essa política ocupasse o espaço dela favorecendo os vínculos, a comunicação, melhorando as relações com os familiares que estavam lá fora com seus pacientes, tentando dar um atendimento mais acolhedor possível”, afirmou.

O psicólogo do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e atualmente coordenador de humanização da unidade, Denys Almeida, relata que o que a seleção do trabalho na Mostra Nacional significa para o grupo de humanização.

“Já conseguimos fazer várias ferramentas como o manual e carteira do paciente e do acompanhante/visitante assim como outras normas técnicas que vão melhorando a estadia do paciente do seu acompanhante nos hospitais da rede. Então quando a gente vê esse trabalho sendo selecionado para estar dentro da mostra nacional, nos mostra que estamos no caminho certo”, destacou.

FOTO: Arthur Castro/Secom e Roberto Carlos/Secom