ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Dose de reforço de vacina contra a Covid-19 é ampliada para faixa etária de 50 anos no Amazonas

04/11/2021 16:06:09

Pessoas que receberam a segunda dose ou dose única a cinco meses podem comparecer aos postos de vacinação

A dose de reforço contra a Covid-19 foi ampliada para faixa etária de 50 a 59 anos no Amazonas. Pessoas que tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina ou dose única, no intervalo de cinco meses, podem procurar os pontos de vacinação nos municípios. A ampliação está prevista na nota técnica informativa nº 87/2021 publicada nesta quinta-feira (04/11), que pode ser acessada pelo link: https://bit.ly/3CLyPjC .

“Reduzimos a idade para dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Antes era acima de 60 anos, nós reduzimos para acima de 50 anos. Você que tem 50 anos ou mais e tomou a sua segunda dose ou a dose única há mais de cinco meses, não é mais seis meses, pode se dirigir aos postos de vacinação e fazer a sua terceira dose”, anunciou o secretário de estado de saúde (SES-AM), Anoar Samad, em vídeo publicado em suas redes sociais.

Conforme a nota, a liberação da faixa etária considerou a necessidade de ampliação das coberturas vacinais de primeira, segunda dose e melhoria na adesão na estratégia de dose de reforço. O perfil de casos novos e internações de Covid-19 são de pessoas de idades mais avançadas, seguido da faixa etária de 50 a 59 no estado. Além do comunicado de risco do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância de notificação dos casos confirmados da variante Delta e Mu no Amazonas.

Para reforçar a aplicação da 3ª dose ou de reforço em servidores e profissionais de saúde, a SES-AM iniciou a oferta da vacina nas unidades de saúde da rede estadual. A intensificação iniciou no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, na quarta-feira (03/11), e será ampliada para as demais unidades da rede estadual a partir do cronograma que está sendo elaborado pela secretaria.

Vacina Amazonas - Com o objetivo de ampliar a vacinação contra a Covid-19 em Manaus, o Governo do Estado realiza uma nova estratégia de imunização em shoppings centers, a partir deste fim de semana (06/11 e 07/11). Equipes de saúde estarão nos estabelecimentos para aplicação de primeira e segunda doses em pessoas acima de 12 anos, além de dose de reforço para idosos e em profissionais de saúde. 

A ação Vacina Amazonas, coordenada pela SES-AM, acontece em cinco shoppings: Manauara Shopping, Shopping Ponta Negra, Sumaúma Park Shopping, Shopping Grande Circular e Amazonas Shopping.


FOTO: Tácio Melo/Secom