FCecon completa 47 anos e tem Ambulatório de Fisioterapia reformado e modernizado.

26/06/2021 09:41:55

No dia em que completa 47 anos, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), entregou oficialmente, nesta sexta-feira (25/06), a reforma e readequação do Ambulatório de Fisioterapia. A chegada de novos equipamentos auxilia na reabilitação de pacientes oncológicos.

O Ambulatório de Fisioterapia recebeu o investimento de um pouco mais de R$ 56 mil, com a compra de mais de 60 itens entre mobília, materiais para a reforma do espaço, reforma de macas, materiais de escritório, condicionadores de ar, espelho, acessórios, jogos pediátricos, carrinho auxiliar, espaldar e barra paralela.

Entre os equipamentos fisioterápicos, foram adquiridos diversos, como TENS, FES, corrente russa, alta frequência, placas de fotobiomodulação, endermo e produto para terapia por ondas de choques, em que a FCecon será pioneira na rede pública de saúde.

Doação – Todos os equipamentos e materiais foram adquiridos após doação da Família Yokoyama, que tem uma de suas integrantes realizando tratamento na instituição; da empresa RB Comércio de Combustível Eirelli; e da ONG Moradia e Cidadania, que foram homenageados com uma placa e certificados nesta sexta-feira.

“Hoje estamos em festa na Fundação Cecon, pela inauguração desse nosso centro de fisioterapia, que é moderno, com equipamentos modernos, que foram conseguidos com doações. Só tenho a agradecer a todos que doaram para que atingíssemos esse tipo de trabalho que será realizado dentro da nossa fundação”, disse o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

Benefícios aos pacientes – A chegada de novos equipamentos e readequação do setor de Fisioterapia possibilita muitos benefícios aos pacientes, segundo a gerente do serviço de Fisioterapia da FCecon, fisioterapeuta Patrícia Chagas. O serviço possui, agora, um salão para cinesioterapia com três cabines privativas, um consultório, uma sala pediátrica, uma sala para eletroterapia e uma sala administrativa.

“Com as doações, chegaram mais de 60 itens, entre eles aparelhos eletrotermofototerápicos, que ajudam na reabilitação do paciente oncológico e, hoje, nós conseguimos usar esses aparelhos no Ambulatório, nas enfermarias, na UTI, e são aparelhos que estão disponíveis para os nossos fisioterapeutas”, destaca Chagas.

O serviço já realizou mais de 8 mil procedimentos em 2021, e atua na reabilitação funcional relacionada ao tratamento oncológico, além de tudo que envolve as etapas do tratamento de câncer. A maior demanda é de pacientes de pós-operatório de mama e tratamento de neuropatia periférica induzida pela quimioterapia.

47 anos - Nesta sexta-feira (25/06), a Fundação Cecon completa 47 anos de existência. A instituição foi fundada em 1974, como Centro de Oncologia (Cecon), e em 1989 foi transformada em fundação.

A FCecon reúne os principais tratamentos oncológicos e, nos últimos dez anos, realizou mais de 10 milhões de procedimentos hospitalares e ambulatoriais, como consultas, cirurgias, sessões de quimioterapia e de radioterapia, internações e exames patológicos, de imagem e laboratoriais.

Somente no primeiro quadrimestre de 2021, a FCecon registrou um crescimento de mais de 10% nos procedimentos ambulatoriais e hospitalares, comparado ao mesmo período do ano de 2020.

A Fundação possui cerca de 1.100 servidores, entre profissionais de saúde das mais diversas áreas e corpo administrativo altamente capacitados para prestar atendimento oncológico.

A instituição é o único hospital público oncológico do Amazonas, oferecendo tratamento a moradores dos 61 municípios do interior, além de Manaus. Pacientes de outros estados da Região Norte também buscam atendimento na unidade, assim como estrangeiros.

Além de atendimento oncológico, a Fundação realiza ações nas áreas de prevenção e ensino e pesquisa, buscando contribuir com a redução de casos de câncer e o aprimoramento da assistência aos pacientes.

FOTOS: Arthur Castro/Secom

VIDEOS: https://we.tl/t-aqZqBs8VX2 / https://we.tl/t-10AIihh0ev /

Informações para a Imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon): Luís Mansueto (3655-4600, 3655-4784 e 99103-0959) e Laís Motta (98825-1372). E-mails: comunicacaofcecon@gmail.com e comunicacao@fcecon.am.gov.br.