ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



SES-AM promove palestra sobre modalidade de suporte ventilatório não invasivo para neonatais

25/06/2021 17:42:20

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio do Núcleo de Modernização da Infraestrutura da Saúde (Infrasaúde), realizou, nesta quinta-feira (24/06), palestra acerca dos benefícios do suporte ventilatório não-invasivo (Infant Flow) em neonatologia, com a palestra da fisioterapeuta Cinthia Johnston. O evento ocorreu no auditório da secretaria e teve enfoque para profissionais de saúde, engenheiros clínicos e gestores de equipes.

Um dos benefícios do sistema de Infant Flow é a possibilidade de evitar em torno de 70% das intubações e o uso de ventilação mecânica invasiva.  

O principal diferencial do Infant Flow é a sua capacidade de manter a pressão constante nas vias aéreas, independente do esforço respiratório do recém-nascido. A sua aplicação também está relacionada a uma redução do uso de oxigênio em 40%, reduzindo seus efeitos adversos e os custos da internação hospitalar.

“Foi orientado os benefícios do Infant Flow em neonatologia, utilizando os ventiladores que já são usados nas unidades de saúde da rede pública estadual, porém no modo ventilatório não-invasivo para pacientes neonatais. A secretaria está em fase de definição e redistribuição dos ventiladores para outras unidades com UTIs neonatais”, explicou o coordenador de engenharia clínica e hospitalar da SES-AM, Emerson Diniz.

Atualmente, os hospitais prontos-socorros (HPS) e serviços de pronto atendimento (SPAs) já contam com o sistema de ventilação não invasiva utilizando outro tipo de equipamento. A SES-AM planeja equipar as maternidades e hospitais infantis com o aparelho.

Texto e foto: Beatriz Fonseca.