SES-AM realiza 1ª Mostra do SUS de valorização das ações de humanização nas unidades

24/06/2021 15:50:47

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realiza, nesta sexta-feira (25/06), a 1ª Mostra do SUS para exposição das ações da Política Nacional de Humanização, Educação Permanente e Controle Social. O evento conta com parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), a ser realizado no Núcleo Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e com transmissão on-line.

A 1ª Mostra do SUS é um dos projetos que integram o Programa Saúde Amazonas. O evento vai acontecer ao longo de todo o dia, com exposição de 30 experiências implantadas em unidades de saúde da SES-AM e da Semsa. O secretário estadual de Saúde em exercício, Silvio Romano, e a secretária municipal de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, vão abrir a programação.

Silvio Romano será um dos expositores apresentando dois projetos – Tocando Almas e Roda Gigante, implantados no Hospital Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio. Este último projeto foi indicado para a 18ª edição do Prêmio Innovare, por propiciar a comunicação da direção da unidade com os acompanhantes.

De acordo com a gerente de Humanização da SES-AM, Ana Karla Pimenta, a 1ª Mostra do SUS valoriza as ações que deram certo em unidades de saúde, permitindo o compartilhamento dessas experiências.

“A gente sabe que tem coisas muito boas acontecendo nas unidades. A Mostra é um espaço de socialização, que é uma forma de reforçar as ações do SUS dão certo, tem muita coisa boa acontecendo para fortalecer o nosso sistema de saúde”, disse.

A gerente completa que o compartilhamento dessas atividades de humanização voltadas aos profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes também podem ser implantadas em outras unidades da rede.

“Na medida que as pessoas vão conhecendo ações exitosas, isso também motiva para que os profissionais digam: se é possível na unidade A, também posso fazer na minha unidade. A gente compreende que a Mostra é um espaço de fortalecimento do nosso Sistema Único de Saúde, fortalecimento dos trabalhadores, na medida que eles são os atores dessas ações”, ressaltou Ana Karla Pimenta.

FOTO: Divulgação/SES-AM