ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Servidoras da FCecon participam de encontro virtual sobre enfermagem oncológica

22/06/2021 10:31:27

As enfermeiras oncologistas da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Edilene Varela e Ellen Albuquerque, participam, nesta quarta-feira (23/06), às 18h30 (horário de Manaus), de encontro virtual que debaterá atualizações científicas relacionadas ao cuidado e a melhores práticas de enfermagem oncológica e onco-hematológica.

O evento é organizado pela Associação Brasileira de Enfermagem em Oncologia e Onco-Hematologia (ABRENFOH) e pela indústria farmacêutica Libbs, é totalmente on-line e gratuito, voltado aos profissionais de saúde. Os interessados podem se inscrever através da plataforma Trate da Vida: https://tratedavida.com.br/acesso/entrar.

Medicamentos – Varela e Albuquerque irão debater o tema biossimilares junto com a enfermeira Vasni Guedes, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo (SP).

“Os medicamentos biossimilares podem ser uma opção mais viável para as instituições, em nível de farmacoeconomia, em relação aos medicamentos de referência. Abordaremos, junto à enfermeira Vasni, o que são os biossimilares, as realidades brasileiras no SUS e operadoras de saúde, assim como internacionalmente. Fazemos uso de biossimilares na instituição desde 2020”, afirma Edilene Varela, que é coordenadora do serviço de Quimioterapia da FCecon.

Conhecimento – Para a enfermeira Ellen Albuquerque, a participação no evento é uma excelente oportunidade de mostrar as vivências da Oncologia da região Norte e compartilhar conhecimento com profissionais de outras regiões.

“Esperamos poder agregar mais conhecimentos a todos que se fizerem presentes no evento, que é on-line e gratuito, ou seja, poderá ser assistido por todos os profissionais, trazendo acessibilidade ao conhecimento”, diz Albuquerque.

Programa – Além deste encontro, outros dois devem ocorrer, sempre no formato de apresentação digital, contando com especialistas da enfermagem oncológica.


FOTO: Laís Pompeu/FCecon