ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Caimis promovem ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

17/06/2021 08:46:38

Os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis) Ada Rodrigues Viana e Dr. André Araújo, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizam ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho. Com o objetivo de alertar sobre a importância da data, as unidades de saúde incentivam a população a denunciar o quanto antes ao presenciarem qualquer tipo de violência contra os idosos.

 

A iniciativa realizada no Caimi Dr. André Araújo, que se estende até o dia 25, inclui um movimento de conscientização, interno e externo da unidade, distribuindo panfletos com informações de como e onde denunciar, telefones para contato, estratégias de ação, os tipos de violência e como detectar e entre outros.

 

Além disso, pacientes que estão aguardando atendimento também participam de palestras, rodas de conversas e orientações junto à família, no salão de espera. Foi montada uma equipe multidisciplinar, que recebeu treinamento sobre o assunto, para promover a ação na unidade de saúde e para a comunidade adjacente.

 

De acordo com a diretora do Caimi Dr. André Araújo, Roberta Nascimento, é importante levar informação para o maior número de pessoas possível, utilizando linguagens técnicas e informais. “Estamos tentando buscar o máximo de conscientização possível, levando o assunto ao conhecimento da população de modo geral. A violência pode ser detectada por qualquer pessoa, não precisa vir somente de um profissional de saúde”, ressaltou.

 

No Caimi Ada Rodrigues Viana, as assistentes sociais programaram rodas de conversa na própria sala de espera, que serão realizadas nesta quinta-feira (17/06) e sexta-feira (18/06), voltadas para os pacientes presentes na unidade, e também distribuir panfletos contendo informações sobre a violência contra a pessoa idosa, com os tipos e a rede de assistência aos casos detectados.

 

FOTO: Divulgação/SES-AM