ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Capacitação nivela novos colaboradores da FVS-AM para enfrentamento à pandemia no interior

16/06/2021 15:25:51

Oficina ocorre de quarta (16/06) a sexta-feira (18/06) para 15 enfermeiros da SES-AM

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realiza, desta quarta (16/06) até a sexta-feira (18/06), uma capacitação para nivelamento de 15 enfermeiros da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) que vão atuar como colaboradores da Vigilância em Saúde do Amazonas voltada para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 no estado, dando suporte aos municípios de acordo com o perfil epidemiológico das cidades em viagens técnicas no estado a partir desse mês de junho.

A diretora técnica da FVS-AM, Tatyana Amorim, destaca que a capacitação serve para partilhar conhecimentos com a equipe da SES-AM que veio somar esforços à FVS-AM. “A SES-AM tem vasta experiência na Assistência em Saúde e estamos com essa nova equipe de profissionais, obtendo olhar diferenciado para a Vigilância em Saúde relacionada a diferentes situações inusitadas, incluindo a pandemia de Covid-19”, afirma a diretora, acrescentando que a permanência dos enfermeiros será enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

A enfermeira Alcirene Amaral, do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM (DVE/FVS-AM), que monitora os casos de dengue no Amazonas, foi a responsável por abordar sobre a vigilância de arboviroses, doenças transmitidas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. “A dengue é uma doença reemergente com maior importância de saúde pública, e é necessário que saibamos todo o cenário da doença no estado, assim como as demais arboviroses”, aponta.

Programação – Na quarta-feira (16/06), o nivelamento inclui o compartilhamento de conhecimentos sobre o Sistema de Vigilância Epidemiológica, vigilância da dengue, Síndromes Respiratórias, os sistemas de informações que compõem o monitoramento da Covid-19, monitoramento de contatos de casos da Covid-19 e investigação de surtos.

Na quinta-feira (17/06), a capacitação vai abordar a Atenção Básica em Saúde, e será realizada pela Diretoria de Atenção Básica da SES-AM (DAB/SES-AM). Na sexta-feira (18/06), serão incluídos conhecimentos sobre Imunização, Controle de Infecções e Segurança do Paciente, tópicos que serão abordados, respectivamente, por equipes da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização na FVS-AM (PNI/FVS-AM) e da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss/FVS-AM).

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

 

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-AM