Webinário da FVS abordou prevenção a desastres no Amazonas nesta quarta-feira (16/06)

16/06/2021 14:54:50

Nesta quarta-feira (16/06), ocorreu o 3º Seminário Estadual de Saúde em Desastres, organizado pela Gerência de Riscos Não Biológicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (GRNB/FVS-AM). Ao todo, 63 pessoas participaram do evento, que foi realizado de forma virtual por conta da pandemia do novo coronavírus.

Durante o seminário, que também foi transmitida para o canal de vídeos da FVS-AM (https://bit.ly/3yrmCPj), foram abordados diversos tópicos relacionados a desastres, como planejamento para emergências, desastres e elaboração de plano de contingência, com sugestões para os trabalhos de prevenção a desastres realizados no estado.

A diretora técnica da FVS, Tatyana Amorim, esteve presente na abertura do evento e ressaltou a importância do seminário para a vigilância em saúde. “Este é o terceiro ano em que nos reunimos para este evento. No ano passado não aconteceu, devido à pandemia, mas estamos retomando de forma remota. Continuamos ativos no intuito de debater e planejar maneiras de diminuir riscos de desastres no Amazonas”, afirmou Tatyana.

Para o coordenador estadual do Comitê de Vigilância em Saúde para Desastres da FVS-AM (CVSD/FVS-AM), o geógrafo Renato Souza, que mediou o evento, os conhecimentos compartilhados pelos palestrantes são de grande utilidade para a população amazônica. “As apresentações trazem olhares técnicos diferenciados que servem de inspiração para nossas ações de enfrentamento a desastres”, salientou Renato.

A pesquisadora do Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB), Eliane Silva, foi uma das palestrantes e apresentou um projeto de elaboração de Plano de Contingência para os participantes.

“Para um planejamento efetivo, é essencial acompanhar os municípios, para entender as dimensões dos problemas de cada região, pois o Amazonas tem 62 cidades e cada uma tem características intrínsecas”, frisou Eliane.

A programação do evento incluiu uma mesa-redonda, na qual os convidados puderam interagir e tirar dúvidas com os técnicos da área de prevenção a desastres no Amazonas.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO: Kássio Moraes/FVS-AM