ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Governo do Amazonas avança com obras de construção do hemonúcleo de Tabatinga

07/06/2021 10:55:23

As obras de construção do primeiro hemonúcleo de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) avançam dentro do cronograma estabelecido. O projeto, de iniciativa do Governo do Amazonas, visa garantir a expansão dos serviços de hemoterapia no interior do estado. A construção do hemonúcleo está sendo realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) e a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

Com investimento de R$ 1.445.026,44, o contrato prevê a construção de um prédio com 600m², que irá abrigar os laboratórios, consultórios, postos de enfermagem, salas de atendimento e triagem, bem como a coleta de sangue. Também está prevista a construção de salas de resíduos e esterilização, estação de tratamento de esgoto e estacionamento.

Na etapa atual, foram concluídos os serviços de construção da fundação em radier do prédio (sapatas), a superestrutura, os pilares da superestrutura e as vigas, bem como o assentamento da alvenaria, dentre outros itens.

O hemonúcleo de Tabatinga é a segunda unidade construída no interior neste segmento e irá oferecer exames laboratoriais de baixa e média complexidade, diagnóstico precoce, coleta, fracionamento e transfusão de sangue. A primeira unidade descentralizada de coleta e tratamento de sangue foi construída em Coari.

Situado na calha do Alto Solimões, o município de Tabatinga tem uma população estimada em 67.182 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2020.

 

FOTO: Projeto Hemonúcleo