ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



SES-AM muda fluxo de atendimento para ampliar testagem de detecção da Covid-19 e melhorar vigilância genômica

26/05/2021 17:40:41

Com a finalidade de ampliar a testagem para detecção da Covid-19 com o exame RT-PCR na rede de urgência e emergência, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) estabeleceu um novo fluxo de assistência nos Serviços de Pronto-Atendimento (SPA) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A orientação é para que todos os pacientes que procuram as unidades com, pelo menos, dois sintomas respiratórios sejam submetidos ao RT-PCR. 

“Nós temos orientado a população que nos primeiros sintomas de síndromes respiratórias procure logo uma Unidade Básica de Saúde ou um Serviço de Pronto Atendimento do estado. Lá eles vão ser orientados e submetidos ao exame RT-PCR, que é o padrão ouro para identificação do novo coronavírus”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo. Os sintomas que devem ser observados são febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos e diarreia. 

Segundo o secretário, a medida é uma ação preventiva, prevista no Plano de Contingência de enfrentamento à Covid-19, e tem como objetivo fazer o rastreamento e a busca ativa dos contatos dos pacientes positivados, para quebrar a cadeia de transmissão do vírus. Também aumenta a vigilância genômica, ampliando a possibilidade de identificação de outras variantes do Novo Coronavírus que possam estar em circulação. 

Para ampliar a testagem, além das Salas Rosas, as unidades agora contam com os Consultórios Rosas, voltado ao atendimento de pacientes com sintomas respiratórios iniciais. O modelo já foi implantado em nove unidades do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) da capital. E se diferencia da Sala Rosa, onde são atendidos os pacientes com sintomas mais avançados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com quadro de desconforto respiratório, com pressão ou dor persistente no tórax, saturação abaixo de 95% ou com coloração azulada dos lábios ou rosto.  

Conforme o gerente de Urgência e Emergência da Secretaria Especializada da Capital (SEA Capital), da SES-AM, João Paulo, o fluxo foi estabelecido para tornar as UPAs e SPAs referência para casos leves da Covid-19, atuando na identificação e rastreio dos contatantes de pacientes infectados. Já os Prontos-Socorros (HPS) estão voltados para os casos mais graves. 

Além das UPAs, SPAs e Prontos-Socorros, outras unidades, como maternidades, policlínicas e hospitais também estão realizando a testagem RT-PCR em pacientes sintomáticos, que estejam em atendimento para outras causas.


FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM