SES-AM e Cosems participam de reunião para alinhar projetos e discutir ações de saúde no interior

24/05/2021 13:34:27

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) se reuniram, nesta segunda-feira (24/05), para alinhar as propostas e discutir as pautas que serão apresentadas na 260ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB).

Participaram do encontro a secretária executiva adjunta de políticas em saúde, Nayara Maksoud; a diretora técnica da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Tatyana Amorim; e representantes de 30 secretarias municipais de saúde.

Os secretários municipais receberam orientações da FVS sobre o fortalecimento do monitoramento da Covid-19, distribuição e campanhas de vacinação nos municípios.

Um guia de orientações sobre uso de verbas oriundas de emendas parlamentares, tanto federais quanto estaduais, foi apresentado aos participantes para ajudar na gestão de recursos.

A proposta de implantação da Força Estadual de Saúde, voltada à execução de medidas de assistência e repressão de situações epidemiológicas, de desastres (natural ou humano), eventos de massa ou desassistência, foi apresentada aos secretários, além do projeto de alocação de recursos para execução de procedimentos cirúrgicos eletivos.

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM