ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Especialistas da Policlínica Codajás destacam a importância dos cuidados com a saúde mental

23/05/2021 10:17:18

Durante a pandemia, depressão e transtorno de ansiedade desenvolvidos por mulheres de 30 a 50 anos, são a maioria dos casos em atendimento na Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). A informação foi dada pela médica psiquiatra Maida Queiroz, que atende mensalmente cerca de 100 pacientes no setor Saúde Mental.

Ela explica que é importante manter um alerta sobre os primeiros sinais de falta de saúde mental, a depressão por exemplo. “Essa doença se caracteriza por sensação de angústia, perda de felicidade e a pessoa deixa de sentir prazer em tudo que gosta, além de perder a criatividade, o apetite, a mente vai sendo invadida por ideias negativas e a pessoa vai querendo permanecer na cama”, destacou.

A especialista conta ainda que não se conhece exatamente a causa dessas doenças, mas acredita-se que há uma predisposição genética, que pode ser disparada por eventos estressantes tais como: separação conjugal, morte de um ente querido, perda de emprego, assalto, mudança de país ou cidade, presença de familiar com doença crônica.

Embora os sintomas depressivos e ansiosos sejam problemas comuns e muitas vezes andam juntos, a médica afirma que é importante que o paciente busque acompanhamento médico. Em média, o primeiro episódio depressivo deve ser tratado por oito meses.

Além da consulta com o psiquiatra, no setor saúde mental é possível também fazer acompanhamento com psicólogos qualificados, que atuam nos fatores emocionais.

A psicóloga da Policlínica Codajás, Fabiane Marques, explica que a participação do profissional de psicologia na avaliação dos fatores emocionais é importante. “Auxiliamos na elaboração de estratégias para que esses conflitos sejam melhorados e proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente”, finalizou.

O serviço ambulatorial de Saúde Mental da Policlínica Codajás iniciou em julho de 2012.   Atualmente, a equipe é composta de profissionais psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, enfermeiros, neurologista, clínicos gerais e técnicos de enfermagem.

Para o diretor geral da Policlínica Codajás, o fisioterapeuta Ráiner Figueiredo, o atendimento psiquiátrico na unidade de saúde tem como meta diminuir o sofrimento dos pacientes. “Aqui eles recebem os primeiros atendimentos, para acompanhamento com prescrição de medicação e orientação para retorno médico ou encaminhamento para outros especialistas. O importante é cuidar de vidas humanas”, explicou.

Os atendimentos dos médicos são agendados pelo Sistema de Regulação (SISREG). O acesso ao Serviço de Psicologia infanto-juvenil e adulto é realizado por meio de acolhimento pela própria equipe, composta de psicólogos e assistentes sociais.

A equipe de saúde preza por um atendimento de qualidade, humanizado, na construção de um cuidado integral.

Serviço on-line - A SES-AM também disponibiliza Serviço de Apoio Psicológico ao Servidor (SAPS) e Serviço de Apoio Psicológico à População (SAPP), que tem o objetivo de oferecer apoio emocional aos profissionais da saúde (ativos e afastados) e à população em geral.

Para o atendimento, os usuários devem acessar o link http://chatbot.saude.am.gov.br/ ou pelo telefone (92) 99258-1056, para pessoas com dificuldades no manuseio de tecnologias ou sem acesso à internet. Para profissionais de saúde, serão necessários os documentos de matrícula e telefone, já a população deve apresentar o cartão SUS ou RG e telefone. Os atendimentos são realizados todos os dias da semana (incluindo feriados), de 07h às 20h.


FOTO: Islânia Lima/Policlínica Codajás


Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): Roseane Mota (99126-7364).