ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Servidores da Policlínica Antônio Aleixo recebem EPIs para proteção em Curso Técnico em Órteses e Próteses

21/05/2021 17:07:59

Os servidores da Policlínica Antônio Aleixo receberam, nesta sexta-feira (21/05), Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) doados pelo Ministério da Saúde (MS), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), para garantir a segurança durante o Curso Técnico em Órteses e Próteses.

O curso técnico teve início em fevereiro de 2021, em Manaus, e irá contar com uma capacitação de 1.200 horas, que ocorrerá em um período de 16 meses, a fim de formar 15 estudantes-servidores para atender demandas relacionadas à aplicação de tecnologias assistivas, a partir da confecção, dispensação, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM), que auxiliam na melhoria de qualidade de vida da pessoa com deficiência.

O coordenador do Centro de Reabilitação Colônia Antônio Aleixo, Dr. Carlos Henrique, informou que a capacitação vem ocorrendo em quase todos os estados do Brasil, de forma simultânea, e possui o objetivo de instruir os profissionais de órteses e próteses.

“Essa capacitação foi desenvolvida e pensada pelo Ministério da Saúde, visando informar os profissionais técnicos em órteses e próteses, pois é uma formação que não existia aqui no país e com as construções das oficinas ortopédicas, notamos a escassez dos técnicos; e estamos extremamente gratos pela criação do curso de formação este ano e as contemplações de 15 vagas que o Amazonas recebeu”, disse.

Cuidados - Durante a entrega de todos os EPIs necessários e materiais individuais, foi ressaltada a segurança de todos no momento de Prática Supervisionada para que o momento pudesse ocorrer da melhor forma e segura possível.

Segundo o diretor do curso, Ronaldo Braz, que também vai participar da capacitação, os equipamentos irão garantir a segurança dos profissionais e aprimorar a técnica.

“Todos nós estamos tendo uma experiência excelente, pois possuo a prática, mas a teoria para o trabalho que realizamos é de suma importância. Agradeço ao Ministério da Saúde, à Secretaria de Saúde e a todos que puderam fazer com que esta ação fosse possível”, finalizou.

Os servidores já concluíram os cinco primeiros componentes curriculares; e no próximo dia 31/05, irão iniciar a primeira atividade prática, que ocorrerá na Oficina Ortopédica Fixa, vinculada ao Centro de Reabilitação Antônio Aleixo, que faz parte da Policlínica Antônio Aleixo. O objetivo é conhecer os processos de trabalho da Oficina Ortopédica e as principais práticas de Fabricação das órteses e próteses.

FOTO: Arlinton Júnior/SES-AM