ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Microbiologia voltada para o controle de infecções hospitalares é pauta de palestra na FVS-AM

21/05/2021 15:31:41

A Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (Ceciss/FVS-AM) realizou, nesta quinta (20/05) e sexta-feira (21/05), palestras sobre Microbiologia no Controle de Infecção Relacionada à Assistência em Saúde. O evento teve enfoque para profissionais que trabalham em Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de Manaus e teve como intuito capacitar esses servidores a identificar microrganismos que possam ter resistência a medicamentos, para realizar o enfrentamento adequado. 

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, destaca que o tema é de interesse  para a vigilância em saúde. “Com profissionais ainda mais preparados, os resultados do trabalho de controle de infecções hospitalares serão ainda mais eficazes", ressaltou Cristiano. 

O biólogo do Ceciss/FVS-AM e palestrante, Timoteo Tadashi Watanabe, aponta que a aula busca agregar no fortalecimento do controle de infecções nos ambientes hospitalares. “A gente acredita que os conteúdos apresentados durante a palestra são agregadores nos conhecimentos desses profissionais, somando até mesmo na interpretação de resultados de exames laboratoriais”, afirmou. 

De acordo com a coordenadora do Ceciss, Evelyn Campelo, a capacitação é de grande importância, principalmente por contemplar diversos temas relacionados à microbiologia. “A palestra aborda desde temas básicos, como as bactérias que se tornam multirresistentes até as medidas de prevenção, como o cuidado ao usar medicamentos antibióticos”, detalhou Evelyn. 

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado, que inclui a atuação na sociedade em parceria as Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIHs), oferecendo suporte técnico e educativo, visando a prevenção e o controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAs) no Estado do Amazonas, realizada pela Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss/FVS-AM). 

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são: (92) 3182-8550 e 3182-8551.


FOTO: Sol Simões/FVS-AM