Hemoam participa da III Semana da enfermagem integrada do Amazonas

20/05/2021 08:14:09

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) protagonizou na tarde desta quarta-feira (19/05), a programação da terceira Semana de Enfermagem Integrada do Amazonas. A instituição apresentou o impacto da Covid-19 na assistência hematológica e na doação de sangue.

A diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, enfatizou a atuação da enfermagem durante o período crítico da pandemia. “Esses profissionais mostraram sua importância para o mundo inteiro. Com certeza, o cuidado e resiliência dessa categoria salvou milhares de vidas, em todos os lugares do país do mundo”, elogiou Sampaio.

Os desafios enfrentados pela equipe de enfermagem do Hemoam na pandemia foi um dos destaques da programação. “Nós tivemos que fazer um esforço enorme para evitar a proliferação da infecção da Covid-19 na nossa unidade, considerando que essa infecção em nossos pacientes com câncer e outras doenças do sangue tem risco de ser fatal”, destacou o chefe da enfermagem do Hemoam, Evilázio Cardoso.

Além do cuidado com os pacientes, Evilázio destacou que outro desafio foram as baixas de profissionais. “Teve momentos que dos 73 técnicos em enfermagem, 45 ficaram doentes; de 20 enfermeiros, 14 foram afastados pela Covid-19”, mencionou o enfermeiro.

Os desafios da pandemia também foram sentidos na doação de sangue. Os estoques do Hemoam caíram aproximadamente 23% e 25%, na primeira e na segunda onda da pandemia, respectivamente. “Trabalhamos bastante para não deixar faltar sangue nos hospitais da capital e interior”, declarou a enfermeira Raica Cardoso, que atua no setor de triagem e coleta de doadores de sangue do Hemoam.

Semana da Enfermagem - A Semana da Enfermagem é uma organização da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), em parceria com diversos segmentos da saúde. A programação iniciou no dia 12 de maio e encerra nesta quinta-feira (20/05). O evento acontece na modalidade on-line e tem como eixo central das apresentações e debates “O trabalho da enfermagem no contexto de crise”.

FOTO: Felipe Nascimento/ Hemoam