ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Integração na rede: Fundações apresentam projetos do Programa Saúde Amazonas

11/05/2021 18:20:27

Secretários, gestores e gerentes de projetos das Fundações de Saúde do Estado participaram do Ponto de Controle do Programa Saúde Amazonas, na segunda-feira (10/05), na sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

 

Representantes de cinco fundações apresentaram seus projetos e ações presentes no programa, lançado em agosto de 2020, com a missão de reorganizar e modernizar a rede estadual de saúde.

 

Cerca de 50 projetos foram apresentados, destacando revitalizações nas unidades, reordenamento da assistência, reestruturação e modernização da gestão das Fundações. 

 

O secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo, destacou que o encontro promoveu a integração e oportunizou um momento histórico. “As fundações da rede de saúde do Estado do Amazonas são órgãos da administração indireta, com autonomia administrativa e financeira e estão trazendo para dentro da SES-AM, no Programa Saúde Amazonas, os seus projetos prioritários de execução”, explicou.

 

Para o titular da SES-AM, a reunião com as fundações fortalece o trabalho da saúde pública em todo o Estado. “Isso faz com que todos consigam entender os projetos, compreender a sua dimensão e a importância para a rede, assim, cada um dá sugestões e também identifica dentre os projetos as similaridades entre os mesmos para podermos refinar e aperfeiçoar os recursos que estão destinados ao Programa Saúde Amazonas”, disse.

 

De acordo com a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), Dra. Socorro Sampaio, o programa permite uma atuação em conjunto. ”Eu tenho visto não só nos projetos, mas que está havendo no momento é uma aproximação muito maior das fundações com a Secretaria e também entre as próprias Fundações. Isso é bastante importante para nós, desenvolver um trabalho em conjunto, ver o que nós podemos aperfeiçoar nas atividades”, disse.

 

Durante o Ponto de Controle, estiveram presentes representantes da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD), a Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e a Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (FUAM).

 

Prioridades - Entre as prioridades destacadas pelas Fundações, estão as voltadas para a Governança em Tecnologia da Informação que, de acordo com o diretor presidente da FCecon, é o ponto mais comum entre as necessidades das instituições. “Essa é a base de todo movimento, não existe outra a não ser essa, sem essa base em TI vamos ficar parados no tempo, até para discutir câncer hoje em dia, a gente não consegue sem a tecnologia da informação”, ressaltou.

 

FOTO: Daniel Oliveira/SES-AM