ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



SES-AM alcança mais de 700 atendimentos pelo programa de Telessaúde no interior

11/05/2021 17:53:40

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) superou, nesta terça-feira (11/05), a marca de 700 atendimentos realizados por meio do programa de Telessaúde, que está presente em 13 municípios do interior e na zona rural de Manaus, ofertando consultas em sete especialidades.

O Telessaúde foi lançado em novembro de 2020, alcançando em menos de sete meses 701 atendimentos, e faz parte do Programa Saúde Amazonas. O município do interior com maior demanda até o momento é Lábrea, com mais de 190 atendimentos realizados, seguido de Barcelos, com 105, e Envira, com 89.

O atendimento mais procurado é de cardiologia clínico adulto, com mais de 170. A procura por psiquiatria clínico adulto é a segunda especialidade com mais atendimentos – 125 até o momento –, seguida de neurologia clínico adulto (114) e neurologia pediátrica (113). O programa ainda oferta consultas com reumatologista, endocrinologista clínico adulto e pneumologista clínico adulto. 

O programa Telessaúde é mantido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com o Hospital Albert Einstein (HAE) ofertando os atendimentos com médicos especialistas. A SES-AM encaminhou aos municípios do interior os equipamentos disponibilizados pelo HAE para realização das consultas, e a Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) permite a conexão do município com o hospital. 

Avanço – A secretária executiva adjunta de Descentralização e Regionalização Assistencial do Interior da SES-AM, Rita Almeida, destaca os avanços digitais que proporcionam o alcance da medicina em locais de difícil acesso no estado.  

“A telemedicina proporciona que as pessoas que teriam dificuldade de acesso tenham seu atendimento garantido através das plataformas digitais. Isso é possível graças ao esforço conjunto de vários colaboradores. É impensável que em pleno 2021 não haja acesso aos serviços de saúde, e, graças a todo esse esforço, esse sonho passa a se tornar realidade. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais esse tipo de atendimento, tanto na forma das consultas quanto nos laudos dos exames, estendido a todos os municípios do Amazonas”, disse a secretária. 

Ampliação – O programa de Telessaúde da SES-AM tem planejamento de expansão com atendimentos sendo ofertados pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), segundo o secretário executivo adjunto da Tecnologia da Informação, Francisco Arce. 

“Temos avançado semanalmente nos atendimentos em nosso interior, e hoje chegamos à incrível marca de 701 atendimentos em 14 municípios. Sabemos do desafio e queremos ampliar os atendimentos especializados. Dessa forma, já estamos trabalhando na assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o Núcleo Telessaúde da UEA e estruturando o meio de comunicação junto à Prodam, para viabilizarmos outros serviços”, informou.

FOTOS: Divulgação/SES-AM