ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Policlínica Codajás reabilita pacientes por meio de fisioterapia pós-Covid

10/05/2021 17:51:54

Quando precisou se afastar do trabalho na Policlínica Codajás, em fevereiro deste ano, a técnica de enfermagem Maria Regina da Silva não imaginava o drama pelo qual sua vida passaria nos meses seguintes. Após contrair Covid-19, a profissional de saúde passou nove dias intubada, em um dos leitos de UTI do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, referência no tratamento da doença. Durante a intubação, teve cinco acidentes vasculares cerebrais (AVC) e sequelas que resultaram na perda parcial da visão e comprometimento dos movimentos dos braços e das pernas. 

E seu retorno ao local de trabalho foi diferente. Acostumada a cuidar, hoje é ela quem recebe os cuidados da equipe de fisioterapeutas da unidade hospitalar, localizada na Avenida Codajás, bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, por meio do projeto de reabilitação fisioterapêutica de pacientes com sequelas da Covid-19. 

“Eu tenho muita gratidão por todos, por estar recebendo esse tratamento aqui, justamente no local em que eu trabalho, aqui na Policlínica, me receberam muito bem. Eu estou fazendo minhas fisioterapias de reabilitação e eu sou muito grata por isso”, diz a paciente, que graças ao tratamento gratuito, realizado três vezes por semana, já sente sinais de melhora.

“Depois que eu saí, eu nem conseguia levantar meu braço, agora eu já consigo, então eu estou vendo que eu estou tendo resultado sim. Eu sei que é lento, mas é ter paciência que a gente consegue”, celebra.

Assim como Maria Regina, a Policlínica Codajás atende cerca de 40 outros pacientes que possuem sequelas advindas da infecção pelo novo coronavírus. Segundo o diretor da unidade de saúde, Dr. Rainer Figueiredo, a iniciativa surgiu após a detecção da necessidade do serviço para a total recuperação dos pacientes, mesmo após o período de contaminação.

“A gente conseguiu verificar essa demanda na saúde pública, nós vimos muitos pacientes que estão necessitando dessa reabilitação pós-Covid, seja ela musculoesquelética, seja ela respiratória, então esses pacientes estão precisando muito. E a equipe de fisioterapia, vendo toda essa necessidade, foi que se propôs a fazer esse atendimento”, destaca o diretor.

Atendimento - Para o atendimento via unidade de saúde, é necessário que o paciente passe por uma consulta clínica, em qualquer unidade de saúde, para que o médico possa indicar o tratamento. Logo após a autorização, é preciso agendar o atendimento via Sistema de Regulação (Sisreg) e acompanhar a data de agendamento.

Entre os critérios de atendimento, o paciente precisa estar há pelo menos 30 dias sem sintomas de Covid-19, e não morar com ninguém que esteja com a doença ativa. As sessões de reabilitação incluem diferentes exercícios com o objetivo de fortalecer a musculatura, melhorar a respiração, o equilíbrio e treino de atividades diárias, conforme a necessidade de cada paciente.

“A gente primeiro tem que fazer uma avaliação, porque o paciente pós-Covid, assim como qualquer outro paciente, ele tem as suas individualidades, nas suas incapacidades. A gente tem que saber qual é o nível que esse paciente está”, explica o coordenador do núcleo de fisioterapia da Policlínica Codajás, Victor Aquino, que ressalta ainda a importância da fisioterapia para o processo de recuperação.

“O foco principal da fisioterapia é reduzir o tempo de incapacidade, é reduzir o tempo que esse paciente fica sem fazer as suas atividades, tanto atividade de vida diária, como atividade laboral. Então, a gente tem que entregar essa pessoa, esse cidadão, esse paciente, de volta para o mercado de trabalho, de volta para sua vida normal, para que ele retome as suas atividades, né? Isso daí tem um impacto social, um impacto econômico muito grande nesse tempo de incapacidade”, afirma.

Para dúvidas e informações, pacientes podem entrar em contato pelos números (92) 98411-2774 e 3612-4200, ou pelo e-mail dirpam@policlinicacodajas.am.gov.br. As ações da Policlínica também podem ser acompanhadas pelo perfil da unidade de saúde no Instagram: @policlinicacodajasam.

FOTO: Herick Pereira / Secom