ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Pelo Dia das Mães, pacientes da FCecon recebem perucas, lenços e brindes

07/05/2021 16:38:26

Sorrisos nos rostos, doces em formato de rosa, entrega de perucas e surpresas com os brindes distribuídos às pacientes que estavam, nesta sexta-feira (07/05), em atendimento na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), marcaram as comemorações do Dia das Mães – celebrado no segundo domingo de maio.

A atividade desta sexta-feira encerrou as comemorações do Dia das Mães, iniciadas na quarta-feira (05/05). As ações foram realizadas pelo Departamento de Prevenção e Controle de Câncer (DPCC/FCecon), Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM) e Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC).

Quem passava pelo corredor do hospital e pelos serviços de Quimioterapia, Radioterapia, Farmácia, Ambulatório e Enfermaria, por exemplo, era surpreendida com um doce em formato de rosa e um brinde – kit de higiene e limpeza. As mulheres que estavam em atendimento no serviço de Quimioterapia também receberam perucas. Ao todo, foram distribuídas 17 perucas. 

A paciente I. A. M., 36 anos, disse que gostou muito de ter recebido a peruca, tendo achado a ação maravilhosa. Segundo ela, não esperava ser recepcionada de forma tão gentil. “Sempre tive vontade de fazer parte da equipe de voluntários das ONGs. Acho o trabalho e a dedicação muito bonitos, a alegria que proporcionam. Futuramente, pretendo estar do mesmo lado”, destacou.

Há dois anos sendo acompanhada por uma equipe multiprofissional, I. A. M. explicou que primeiro tratou um câncer de colo uterino e, agora, realiza tratamento para o de abdômen. Recentemente, segundo ela, começou o tratamento quimioterápico, quando o cabelo caiu. “Minha fé está elevada, vou lutar e creio que irei vencer”, salientou.   

Brindes – Os pacientes da Fundação Cecon também participaram de um bingo com brindes de cesta básica, frango, chocolates, camisas e itens de cozinha. A ação foi realizada no Ambulatório da unidade, na manhã de quinta-feira (06/05), com a participação de homens e mulheres, animando quem aguardava por uma consulta e/ou exame.

Na quarta-feira (05/05), 25 pacientes em tratamento quimioterápico receberam a doação de lenços, além de terem participado de uma oficina sobre o uso do acessório. Na ocasião, pacientes e acompanhantes também receberam lanches.


FOTOS: Laís Pompeu e Luís Mansueto/FCecon