Heróis da Saúde: Caic Dr. José Contente promove práticas terapêuticas a servidores

07/05/2021 09:29:33

Em alusão ao Dia do Trabalhador e das Mães, a unidade realizou a ação nesta quinta-feira (06/05)

O Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Dr. José Contente realizou o evento “Heróis da Saúde” em comemoração ao Dia do Trabalhador e ao Dia das Mães, nesta quinta-feira (06/05). O evento tinha como objetivo fornecer cuidados aos funcionários da unidade de saúde, em agradecimento por seu trabalho e para proporcionar um espaço de bem-estar pessoal.

O evento promoveu Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (PICS) como acupuntura, auriculoterapia (terapia natural de estimulação de pontos nas orelhas), reiki (imposição de mãos) e barra de access (terapia corporal), que são tratamentos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, além de serem usados como tratamentos paliativos em algumas enfermidades crônicas.

De acordo com a psicóloga e diretora do Caic, Helione Pontes, o projeto foi pensado com objetivo de cuidar dos profissionais da saúde. “Pensamos numa proposta de projeto com objetivo de cuidar de quem cuida, pensamos em parceria com as Práticas Integrativas para proporcionar um dia de cuidado a esses servidores, que foram verdadeiros heróis nesse momento. Chegamos a essa proposta de cuidados, como uma forma de agradecimento ao trabalho e ao esforço que eles tiveram durante todo esse período”, esclareceu Helione.

As atividades começaram pela manhã e se estenderam até o final da tarde. Os profissionais foram encaminhados aos terapeutas e puderam escolher qual prática melhor se encaixavam. Os usuários do Caic também puderam participar, principalmente as mães em comemoração antecipada pelo seu dia.

O técnico de enfermagem da unidade, Paulo Paes, relata sua experiência ao experimentar algumas das terapias oferecidas pelo evento. “Foi de extrema importância porque, por exemplo, estava com uma dor de cabeça e relaxei a mente, foi um momento que me senti tranquilo. Ajudou no meu bem-estar”, ressaltou.

FOTO: Ana Beatriz Fonseca/SES-AM